Jovens de Guarapari participam de uma série de oficinas sobre cinema e vão produzir documentários que retratam suas memórias e realidade.
Esse é a segunda edição do projeto “Cinema de Borda: na Perspectiva da Juventude Negra”. A iniciativa é idealizada pelo professor, produtor cultural e pós-doutor em cinema, Philipe Fassarella, com objetivo de ampliar os horizontes da juventude por meio da linguagem cinematográfica.
Os participantes do projeto são da Associação Crescer com Viver, localizada no bairro Adalberto Simão Nader, em Guarapari. Os jovens participam de oficinas práticas e teóricas sobre realização em cinema documentário, que acontecem aos sábados.
Nos encontros, os participantes aprendem os fundamentos do cinema e da produção audiovisual, desenvolvendo um olhar crítico e sensível sobre suas próprias realidades.
O resultado de todo esse processo será a produção de três documentários autorais, que serão gravados pelos participantes.
Na próxima sexta-feira (15), quando as oficinas forem encerradas, os documentários serão apresentados em uma sessão especial, para a comunidade, amigos e familiares dos jovens.
O projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem o apoio do CEET Giuseppe Altoé.