Entretenimento e Cultura

Manifestantes jogam lama em família real da Espanha após inúmeras mortes em inundações em Valência

Manifestantes jogam lama em família real da Espanha após inúmeras mortes em inundações em Valência Manifestantes jogam lama em família real da Espanha após inúmeras mortes em inundações em Valência Manifestantes jogam lama em família real da Espanha após inúmeras mortes em inundações em Valência Manifestantes jogam lama em família real da Espanha após inúmeras mortes em inundações em Valência

As chuvas que castigaram a Espanha causaram enchentes que mataram mais de 210 pessoas na região de Valência. O Rei Felipe VI e a Rainha Letizia foram à Paiporta, uma das cidades que mais sofreram com os estragos e foram atingidos por lama arremessada por manifestantes.

Segundo a BBC, o casal real foi chamado de assassino e vergonha pelos espanhóis presentes. Em imagens compartilhadas, o rei é visto caminhando entre centenas de pessoas que gritavam vaias e jogavam objetos em sua direção.

Em outro vídeo, a Rainha Letizia aparece com lama no rosto, conversando com moradores da região.

As cenas aconteceram em meio a um crescente sentimento de raiva na Espanha devido à falta de alerta sobre as enchentes e de apoio governamental fornecido aos afetados. O Rei Felipe, tal como o Rei Charles na monarquia britânica, não tem poder politico, sendo apenas chefe de estado. A administração cotidiana da Espanha é controlada pelo governo espanhol eleito sob o primeiro-ministro Pedro Sánchez.

Segundo o The Guardian, um alerta pedindo aos moradores que não saíssem de casa no último dia, 29 de outubro, foi enviado depois que as águas da enchente começaram a subir.

De acordo com o veículo, durante a passagem do casal real, Felipe foi confrontado por um homem que lhe perguntou sobre o alerta ter sido enviado horas depois de a agência meteorológica ter alertado sobre a piora das condições.

Eles sabiam, eles sabiam, e ainda assim não fizeram nada. É uma vergonha.

Em uma publicação compartilhada no X, o Rei Felipe escreveu que estava devastado pela enchente:

Força, coragem e todo o apoio necessário a todos os afetados.