Os tamborins já estão no aquecimento para a primeira edição dos minidesfiles de carnaval, que começam nesta sexta-feira (25) no “Pátio das Alegorias”, no Tancredão, em Vitória.
Oito agremiações vão entrar no ritmo da folia para apresentar ao público os enredos que serão contados na passarela do samba em 2024.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Todas as escolas de samba do Grupo Especial participarão dos minidesfiles e, além delas, a Andaraí, que atualmente é do grupo de acesso mas foi convidada a se apresentar.
O evento está previsto para começar às 21 horas, desta sexta-feira (25) com sequência a partir das 20 horas do sábado (26). Cada escola terá 30 minutos para se apresentar.
Andaraí, Novo Império, Boa Vista e Mocidade Unida da Glória se apresentam no primeiro dia de desfiles. Além do enredo, as escolas levarão para avenida os sambas enredos e prometem mostrar a força do carnaval, mesmo fora de época.
Para o próximo ano, a escola de samba Boa Vista vai apostar em um município da Grande Vitória para abrilhantar o carnaval capixaba. A escola de Cariacica, tem como enredo “Viana Divinamente Brasileira”.
“Estamos com a expectativa de fazer uma grande festa para os munícipes. Vamos apresentar um samba novo, a bateria ensaiou bastante, esperamos que seja uma ótima apresentação”. Disse Caulit Jr, Diretor de comunicação da escola.
A escola, que terá alas compostas por “pede passagem”, comissão de frente, bateria, casal de mestre sala e porta bandeira, baianas e rainha de bateria, será a terceira escola a desfilar nesta sexta-feira.
PÚBLICO
Com um público estimado de mais 3 mil pessoas, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edson Neto, ressalta a importância de movimentar a renda das pessoas que trabalham e vivem o carnaval.
Paralelo a isso tem o turismo que movimenta a cidade.
“Vamos receber pessoas de todo o país para prestigiar e conhecer de perto a força que o carnaval capixaba tem. Já sabemos que teremos a presença de grandes nomes do carnaval carioca e paulista”.
ORDEM DOS DESFILES E ENREDO:
ÀS 21 HORAS
Andaraí – Histórias que a Vovó Contava;
Novo Império – Espírito Santo Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba;
Boa Vista – Viana. Divinamente Brasileira;
MUG – Massena, Um Olhar em Aquarela.
ÀS 20 HORAS
Pega no Samba – Pérolas do deserto;
Chegou o que Faltava – Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena;
Piedade – Quilombo Piedade;
Jucutuquara – Gassho: caminhos de sabedoria.
PERCURSO
Os desfiles percorrerão toda a extensão do Pátio das Alegorias, passando pelo portal, continuando na Avenida Dário Lourenço de Souza e tendo a dispersão na mesma via.
INTERDIÇÃO
Interdição parcial da Avenida Dário Lourenço de Souza (Sambão do Povo)
Horário: 19h30 às 3 horas
Datas: sexta (25), sábado (26) e domingo (27)
Os motoristas que seguem no sentido Centro-Santo Antônio encontrarão bloqueio na altura da Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros (ponto de referência Teatro Carmélia).
No sentido Santo Antônio – Centro, o bloqueio será na altura da Avenida Antônio Pinto de Aguiar (proximidade da Clínica dos Acidentados).
O fluxo de veículos, inclusive ônibus Transcol, será desviado para as ruas Engenheiro Manoel dos Passos Barros (Centro- Santo Antônio) e pela Avenida Duarte Lemos (Santo Antônio-Centro). O acesso à Clínica dos Acidentados será pela Avenida Santo Antônio.
A Guarda Civil Municipal de Vitória, por meio de agentes de trânsito, estará orientando motoristas e colaborando para que não haja prejuízo ao tráfego no local.