Entretenimento e Cultura

Morre, aos 87, criador do grupo Swingle Singers

Morre, aos 87, criador do grupo Swingle Singers Morre, aos 87, criador do grupo Swingle Singers Morre, aos 87, criador do grupo Swingle Singers Morre, aos 87, criador do grupo Swingle Singers

São Paulo – Nos anos 60, o nome de Bach foi uma espécie de “abre-te sésamo” de um dos raros nichos inteligentes da música popular. Alguns de seus corais, peças para órgão, teclado, cordas e orquestra, prelúdios e fugas, além das obras sacras vocais, foram arranjadas de todo jeito. Mas, com certeza, o grupo vocal Swingle Singers foi o mais refinado recriador de Bach para públicos mais amplos. A fórmula era simples: trazer à tona o swing que já está embutido na música de Bach.

Ward Swingle, que morreu nesta segunda-feira, 19, aos 87 anos nos EUA, teve a bela sacada quando estudava piano no pós-guerra em Paris com o pianista Walter Gieseking e foi convidado pela cantora Mimi Perrin para cantar no sexteto vocal Les Double Six, a origem do projeto que o tornaria mundialmente célebre.

O grupo usava recursos de estúdio e utilizava arranjos harmonicamente sofisticados de música pop e jazzística. Usava e abusava do scat singing, cantando as melodias e improvisando.

Entre 1959 e 1966, gravou com Quincy Jones e se impôs como referência.

Ainda antes de o grupo se desfazer, Ward reuniu alguns de seus integrantes e colocou a cereja no bolo dos Double Six: aplicou estes princípios à música de Bach, manteve o scat e optou por um octeto vocal misto acompanhado só de contrabaixo e bateria. O sucesso dos Swingle Singers foi imediato – e mundial.

Iniciou-se com Bach, chegou ao barroco e depois a boa parte da música dos períodos clássico e romântico.

Ward aposentou-se em 2004. Eles vieram muitas vezes ao Brasil desde os anos 70. A última em 2013, quando foram os solistas, ao lado da Osesp e Marin Alsop, da Sinfonia de Luciano Berio (1925-2003). Escrita em 1968 por encomenda de Leonard Bernstein e a Filarmônica de NY, foi tributo explícito aos Swingle Singers e consagra a arte do grupo. Profetiza a era dos samplings, antecipa o trabalho dos DJs e do hip-hop. Berio constrói delirante viagem sonora de sons e textos, com o espírito libertário do maio de 1968 francês. Um mosaico em que o critério é buscar a poesia do som.

O talentosíssimo arranjador Ward Swingle morreu realizado. Conseguiu o que raríssimos conquistam: sucesso. E fazer música vocal de qualidade, com direito a receber tributo de Berio.