Mosteiro Zen Budista
Mosteiro Zen Budista terá retiro para que une o zen budismo com a ecopsicologia. Foto: Foto: Arquivo Mosteiro

Um dos pontos turísticos mais tradicionais do Espírito Santo, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, terá um retiro ecozen, que mistura ecopsicologia com zen budismo, na próxima semana, entre quarta-feira (3 de setembro) e domingo (7).

O retiro propõe dias de imersão na Mata Atlântica capixaba e dinâmicas de autoconhecimento, espiritualidade e reconexão entre corpo, mente e natureza.

A iniciativa acontece no Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina, fundado em 1974 e reconhecido por seu trabalho pioneiro em preservação, reflorestamento, educação ambiental e espiritualidade em diálogo com a natureza.

O ecozen inclui práticas meditativas, caminhadas contemplativas, rodas de diálogo e atividades que promovem a saúde integral – física, mental e ambiental. A atividade busca criar um espaço de escuta, silêncio e reconexão.

Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu Retiro ECOZEN
Retiro terá práticas de meditação e imersão com a natureza. Foto: Arquivo Mosteiro

Além das práticas internas, o retiro também abrange ações de fortalecimento da comunidade. A iniciativa busca promover valores de cuidado, presença e responsabilidade diante dos desafios ambientais e humanos da atualidade.

O retiro é aberto a todos, sem necessidade de experiência prévia em meditação, budismo ou ecopsicologia. A organização ressalta que basta o desejo de desacelerar, olhar para dentro e reencontrar o ritmo natural da vida.

Para os organizadores, o encontro será uma oportunidade de vivenciar o cotidiano monástico em meio à floresta e integrar saberes ancestrais e contemporâneos. “É um convite para cultivar presença e consciência. Um retorno ao essencial”, destacam os organizadores.

Ecopsicologia e budismo

O ecozen promove o diálogo entre duas visões que partem do mesmo princípio: de que a separação entre o ser humano e a natureza é uma ilusão.

A ecopsicologia nos lembra que cuidar da Terra é também cuidar de nós mesmos. No mosteiro, essa visão encontra o silêncio do zen, que nos abre para perceber a interdependência da vida em todas as suas formas.”

Organização do ecozen
Foto: Arquivo Mosteiro

Ao propor a integração entre ciência, filosofia e espiritualidade, o ecozen se apresenta como um espaço para repensar hábitos, aprofundar vínculos com a Terra e cultivar uma consciência de pertencimento ao mundo natural.

O retiro é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) – representante oficial da International Ecopsychology Society (IES) no Brasil.

Veja o programa do retiro

O ecozen promove a integração através das práticas como:

  • Zazen (meditação zen);
  • Vivência da disciplina monástica;
  • Shinrin-Yoku (banho de floresta);
  • Práticas de reconexão com a natureza;
  • Trabalhos em grupo;
  • Palestras sobre Ecopsicologia e Filosofia Zen Budista.

Veja fotos do mosteiro:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.