O rapper Bad Bunny fez história na madrugada desta segunda-feira, 2, ao vencer o Grammy de Álbum do Ano pelo disco DeBÍ TiRAR MáS FOToS. É a primeira vez que um disco totalmente em espanhol vence a principal categoria do prêmio. O cantor fez grande parte do discurso em sua língua materna. Veja vídeo acima.

Em seu álbum, o artista porto-riquenho celebra a cultura de seu povo e faz um poderoso protesto contra o neocolonialismo e a exploração do território de Porto Rico. O músico superou nomes como Kendrick Lamar, Lady Gaga, Justin Bieber e Sabrina Carpenter.

Além do principal prêmio da noite, o rapper latino também conquistou outras duas estatuetas — Melhor Álbum de Música Urbana e Melhor Performance de Música Global. Em seu discurso, o músico se posicionou contra a Agência de Imigração e Alfândega (ICE), responsável pela deportação de imigrantes dos EUA.

Antes de mais nada, fora ICE. Não somos selvagens, não somos animais, nós somos serem humanos, somos americanos. Além disso, quero dizer às pessoas que estão assistindo para não propagar o ódio. O ódio acaba se tornando mais potente quando você agrega ao ódio. Algo mais poderoso que o ódio é o amor. É isso que temos que fazer: lutar com amor.

Bad Bunny

Lançado em janeiro do ano passado, DeBÍ TiRAR MáS FOToS é uma homenagem à cultura porto-riquenha, combinando reggaeton com elementos tradicionais da cultura local.

Bad Bunny já se posicionou contra a atual política de imigração dos EUA e chegou a não marcar shows no país para evitar possíveis deportações do público que comparecesse à apresentação.