Música

"Um motivo para desistir da música?": capixaba comove artistas ao pedir conselho inusitado

Lilian Göhl aposta na música autoral e ganhou repercussão ao inverter a lógica dos conselhos e provocar artistas com uma pergunta inusitada

Leitura: 3 Minutos
Lilian Gohl compartilha sua história com a música (Foto: Reprodução/Instagram/@liliangohl)
Lilian Gohl compartilha sua história com a música (Foto: Reprodução/Instagram/@liliangohl)

“Me dê um motivo para desistir da música?” Foi com essa provocação direta que a cantora e compositora Lilian Göhl surpreendeu os colegas de profissão durante o Festival Formemus, realizado no Teatro da Ufes, em Vitória.

Em vez de pedir conselhos para seguir na carreira, como muitos iniciantes fazem, a artista decidiu inverter a lógica — e as respostas surpreenderam. A que a capixaba guardou no coração veio de Fabiana Lian: “Se você não quiser ser quem você é, então desista da música e vá trabalhar de CLT.”

“O conselho dela mexeu muito comigo, porque entendi que desistir da música seria desistir de mim mesma”, contou a cantora.

Da hotelaria à música autoral

Nascida em Anchieta, Lilian cresceu em Pernambuco. Formada em Turismo, trabalhou em hotéis no Brasil e em Portugal, onde viveu por cinco anos. De volta ao Espírito Santo em 2023, decidiu apostar de vez no caminho artístico.

Apesar de gostar muito de cantar e tocar, eu tinha inseguranças com a minha voz. Na pandemia, comecei a fazer terapia e entrei em uma jornada de autoconhecimento. Foi quando percebi que precisava mudar minha vida. Voltei ao Brasil, comecei a fazer cursos de teatro e canto, e aí nasceu minha vontade de compor.

Lilian Göhl

Aos 33 anos, a cantora lançou seu primeiro EP, “Minha Eterna Melhor Versão”, disponível nas plataformas digitais com cinco faixas autorais que transitam entre pop, rap e MPB.

Dois clipes já foram divulgados: Feliz Novo Ciclo e Minha Sina Leonina. “Estou em processo de produção de um álbum, mas quero aproveitar bastante a divulgação do EP para alcançar mais pessoas”, revelou.

Sem se prender a um estilo, Lilian prefere definir seu trabalho como uma mistura de gêneros. “Minhas músicas sempre têm algo rimado, uma pitada de rap, mas também flertam com a MPB e o pop. Se um dia eu quiser gravar samba ou funk, também vou. Estou criando a minha própria identidade, algo como uma ‘neo-MPB’”, explicou.

“Não existe motivo para desistir”

Como toda profissão, ser artista também é desafiador. Lilian contou que já pensou em desistir, mas sempre se lembra de como a música esteve presente, “chamando” o tempo todo. Para quem já deu tantas chances a outras áreas, como turismo, recreação e até entrega de comida em Portugal, não há motivos para desistir diante da primeira adversidade na carreira artística.

E se hoje alguém lhe fizesse a mesma pergunta que viralizou, Lilian não hesitaria em responder:

Não existe motivo para desistir. Se a música faz a sua alma vibrar, se traz alegria, amor e propósito, então siga. Essa sensação de arrepio, de transbordar no palco ou ao compor é indescritível. Não dá para abrir mão disso.

Lilian Göhl

O público pode acompanhar a trajetória da artista pelo Instagram (@liliangohl), no YouTube e nas plataformas de streaming.

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).