Música

Limbo7, Inseton e LAMBUZA: conheça os finalistas do Concurso de Bandas Novas

Final acontece neste sábado (13) no Rock Day, em Vitória, com show de Di Ferrero. Saiba mais sobre a carreira de cada grupo

Leitura: 5 Minutos
Bandas disputam vaga no line-up do Somos Rock 2025 (Fotos: Divulgação)
Bandas disputam vaga no line-up do Somos Rock 2025 (Fotos: Divulgação)

O Concurso Rock Day de Bandas Novas chega à sua final neste sábado (13), em Vitória, e promete revelar novas vozes da música capixaba. Três bandas foram selecionadas para disputar o título no palco do Rock Day, evento que terá como atração principal o cantor Di Ferrero.

Os finalistas são Inseton, Limbo7 e LAMBUZA, cada uma com estilos e propostas distintas, mas todas com a mesma missão: conquistar o público e garantir um espaço no festival Somos Rock 2025, que terá nomes como Marcelo Falcão, Nando Reis, Jota Quest, Raimundos e The Calling.

O concurso é uma iniciativa da Jovem Pan, Brava Entretenimento e Bravo Estúdio. Para o locutor da Pan e coordenador artístico das rádios da Rede Vitória, Serjão Nascimento, o concurso prezou pela diversidade e a final promete ser imprevisível.

“Todos os estilos foram representados e essa variedade também está presente na grande final: uma banda de metal com hardcore e vocais guturais, uma de emocore e uma terceira com um pop bem radiofônico. Por isso, o resultado é completamente imprevisível, bom para celebrar o sincretismo da nova cena musical do nosso estado!”, destacou.

Inseton: experimentação no rock alternativo

Banda Inseton (Foto: Divulgação)

Formada em 2020 a partir do projeto solo de Jeff Chicão, a Inseton reúne músicos de Marechal Floriano e traz no repertório apenas composições autorais. Com influências que vão do pop ao metal, passando pelo eletrônico e emo, a banda aposta na mistura de estilos para criar uma identidade própria.

“A gente está com o coração acelerado e muito animado. A expectativa é grande, mas acima de tudo queremos subir no palco e entregar nossa verdade”, revelou a banda, que é formada por Jeff (voz e guitarra), Danilo Galdino (guitarra e back vocal), Pedro Moscardi (baixo e sintetizador, o único paulista do grupo) e Lucas Roncheti (bateria).

Para eles, o concurso abriu portas:

Deu visibilidade para o nosso trabalho, nos colocou em contato com outras bandas incríveis e serviu como motivação para acreditar ainda mais no nosso som autoral. Foi também um aprendizado sobre palco, performance e até sobre nós mesmos como grupo.

LAMBUZA: pop com identidade híbrida

Banda LAMBUZA (Foto: Divulgação)

Com influências que vão do rock alternativo à nova MPB, LAMBUZA é uma banda de pop que aposta na mistura de instrumentos orgânicos e elementos eletrônicos para criar um som único.

O trio é formado pelos capixabas Bernardo Cantele (baixo e produção) e Rodrigo Rasseli (guitarra e produção), e o carioca Jonathan Caputo (voz e guitarra), que já mora no Espírito Santo há mais de 20 anos.

Entre as referências estão bandas como Forfun, Fresno, Silva e Lagum. “Por termos diversas influências, nosso diferencial está em como conseguimos misturar os estilos musicais, criando algo único, que ainda não pode ser colocado em uma ‘caixa’”.

A banda encara a final como um divisor de águas e uma oportunidade de fortalecer seu nome na cena capixaba. O sonho do grupo, claro, é ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve.

Não precisamos de 10 milhões de fãs, mas, se conseguirmos rodar pelo Brasil com um público que realmente goste das nossas músicas e viver para sempre de música, já teremos atingido nosso objetivo. Claro, se vierem 10 milhões de fãs, serão muito bem-vindos também.

Limbo7: hardcore com congo

Banda Limbo7 (Foto: Divulgação)

A Limbo7 também surgiu em 2020, durante a pandemia, e traz uma proposta de hardcore que mistura metal com referências brasileiras como funk, congo e percussões tribais. O grupo é formado por Fagner Gabriel (voz), Pedro Baude (guitarra), Diogo Tomas (baixo) e Aru (bateria), todos capixabas.

O último EP da banda, “Sangue, Suor e Assalto”, lançado em 2024, retrata vivências da periferia, especialmente de Feu Rosa, na Serra, onde mora o vocalista da banda. O trabalho é reflete o propósito dos artistas.

Nosso sonho é poder levar a mensagem de quem vive a experiência do dia a dia carregado de desconfiança, violência e medo para o mundo. Queremos dar voz a essas pessoas e histórias que muitas vezes são esquecidas.

Segundo eles, o concurso ajudou a quebrar preconceitos contra o estilo: “Muitas pessoas de mundos diferentes começaram a nos ouvir e entender nossa mensagem. Temos certeza de que vamos tocar mais e mais pessoas com nossas músicas e shows”.

O que está em jogo na final do Rock Day

A banda vencedora da final será escolhida pelo público presente e terá direito a voltar ao palco após o show de Di Ferrero para uma apresentação de 40 minutos. Além disso, garante vaga no line-up do Somos Rock 2025.

O Rock Day ainda oferece uma estrutura completa, com cervejas artesanais, área gourmet com churrasco e espaço kids.

Serviço

Rock Day
  • Atrações: Final do Concurso Rock Day de Bandas Novas + Show de Di Ferrero
  • Data: Sábado, 13 de setembro
  • Horário: a partir das 15h
  • Local: Embrazado – R. Joaquim Lírio – Praia do Canto, Vitória
  • Ingressos: Zig.Tickets
Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).