Músicas compostas por internos do sistema prisional capixaba serão lançadas em plataformas de streaming, revelando histórias de superação e esperança
Músicas compostas por internos do sistema prisional capixaba revelam histórias de superação e esperança (Foto: Sejus/Divulgação )

A partir de segunda-feira (17), composições criadas por internos do sistema prisional do Espírito Santo estarão disponíveis em 23 plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music, YouTube e YT Music.

As músicas, produzidas durante oficinas de criação musical realizadas no final de 2025, são resultado de um projeto cultural que visa integrar arte, escrita criativa e a reconstrução de trajetórias de vida por meio da música. Cerca de 33 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV5), do Complexo Penitenciário de Xuri, e do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) participaram da produção.

Durante os encontros, os participantes passaram por um processo artístico completo, que envolveu desde a criação das letras até a gravação das faixas, com a colaboração do músico e produtor Glauber Jansen, idealizador do projeto e responsável pela direção artística do EP.

As músicas

O EP resultante das oficinas conta com sete músicas autorais, sendo quatro produzidas na PEVV5 e três no CPFC. As faixas da PEVV5 incluem “Regenerado”, “Diário da Superação”, “Esperança e Liberdade” e “Poesia de um Detento”, enquanto o CPFC contribuiu com “Recomeço”, “Família” e “Oração de Mãe”.

As canções abordam temas como saudade, fé, desigualdade social e o desejo de recomeço, refletindo as vivências dos internos e internas.

Essas músicas revelam vivências intensas, dores e esperanças dos internos e internas.

Glauber Jansen

O projeto também inclui o lançamento de dois videoclipes, que capturam imagens dos encontros nas unidades prisionais. Os clipes ampliam o alcance e a sensibilidade do projeto, mostrando os bastidores das oficinas e o processo de criação, bem como os momentos de afeto, entrega e vontade de mudança dos participantes.

O projeto é uma realização da Gerência de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), com apoio da Assessoria de Estratégia e Inovação (Assesi), recursos do Edital de Difusão Musical do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e a parceria da Secretaria da Cultura (Secult).

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.