
A partir de segunda-feira (17), composições criadas por internos do sistema prisional do Espírito Santo estarão disponíveis em 23 plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music, YouTube e YT Music.
As músicas, produzidas durante oficinas de criação musical realizadas no final de 2025, são resultado de um projeto cultural que visa integrar arte, escrita criativa e a reconstrução de trajetórias de vida por meio da música. Cerca de 33 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV5), do Complexo Penitenciário de Xuri, e do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) participaram da produção.
Durante os encontros, os participantes passaram por um processo artístico completo, que envolveu desde a criação das letras até a gravação das faixas, com a colaboração do músico e produtor Glauber Jansen, idealizador do projeto e responsável pela direção artística do EP.
As músicas
O EP resultante das oficinas conta com sete músicas autorais, sendo quatro produzidas na PEVV5 e três no CPFC. As faixas da PEVV5 incluem “Regenerado”, “Diário da Superação”, “Esperança e Liberdade” e “Poesia de um Detento”, enquanto o CPFC contribuiu com “Recomeço”, “Família” e “Oração de Mãe”.
As canções abordam temas como saudade, fé, desigualdade social e o desejo de recomeço, refletindo as vivências dos internos e internas.
Essas músicas revelam vivências intensas, dores e esperanças dos internos e internas.
Glauber Jansen
O projeto também inclui o lançamento de dois videoclipes, que capturam imagens dos encontros nas unidades prisionais. Os clipes ampliam o alcance e a sensibilidade do projeto, mostrando os bastidores das oficinas e o processo de criação, bem como os momentos de afeto, entrega e vontade de mudança dos participantes.
O projeto é uma realização da Gerência de Educação nas Prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), com apoio da Assessoria de Estratégia e Inovação (Assesi), recursos do Edital de Difusão Musical do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e a parceria da Secretaria da Cultura (Secult).