O movimento do Carnaval de rua no Centro de Vitória ganhou mais um capítulo neste fim de semana. A Casa da Stael, no Centro Histórico, ofereceu gratuitamente uma oficina de fotografia para ensinar técnicas e registrar a folia e manifestações culturais urbanas, unindo documentarismo, preservação de memória e prática de campo.
A oficina “Fotografia e Documentação Cultural” foi ministrada pela repórter fotográfica, documentarista e professora universitária Zanete Dadalto, especialista em Estudos da Imagem e Mídia.

A atividade, realizada em duas turmas, reuniu alunos que circularam por espaços culturais da cidade registrando ensaios de blocos tradicionais. No sábado (10), a prática ocorreu no Mucane, durante o ensaio do bloco Coisas de Negros.
Já neste domingo (11), o grupo acompanhou o ensaio do bloco Maluco Beleza, na Praça Costa Pereira, que também contou com retirada simbólica de mastro, bandas de congo e estandartes de blocos ligados à Liga dos Blocos de Rua.
Exposição vai reunir registros do Carnaval
Após curadoria, os trabalhos produzidos durante a oficina integrarão a mostra “Olhares do Carnaval”, que abre no próximo dia 22 de janeiro, às 19h, na Casa da Stael. A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2026, com visitação gratuita.
A iniciativa faz parte do projeto Carnaval na Casa da Stael, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo por meio de edital de programação continuada.
A gestora e fundadora do espaço, Stael Magesck, destacou que a ação busca fortalecer e documentar a cena carnavalesca do Centro.
“Tínhamos como proposta fotografar o movimento do Carnaval de rua, deixar um registro e fortalecer essa memória”, afirmou.
Ela também ressaltou que o encontro deste domingo reuniu blocos, estandartes e bandas de Congo, articulados pela Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro).
Foi feita a retirada simbólica do mastro com as bandas Amores da Lua e Panelas de Barro, que depois encontraram o Maluco Beleza e os estandartes dos outros blocos.
Stael Magesck
Serviço – Exposição “Olhares do Carnaval”
- Local: Casa da Stael Centro Artístico — Rua Sete de Setembro, 263, Centro Histórico de Vitória
- Abertura: 22 de janeiro, às 19h
- Visitação: até 28/02/2026 – Segunda a sexta: 12h às 19h; Sábado: 9h às 16h; No período do Carnaval: até terça, 10h às 19h; Após quarta de cinzas: quarta a sexta, 12h às 19h / sábado, 9h às 16h (Horários podem se estender em dias de eventos)
- Entrada: gratuita
- Classificação: a partir de 14 anos







