Carnaval

"Padroeira da liberdade": Rita Lee será enredo da Mocidade no Carnaval 2026

Pontos turísticos do Rio de Janeiro amanheceram com uma intervenção artística com óculos clássicos usados pela cantora

Rita Lee enredo da Mocidade
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial

A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba do Rio de Janeiro, vai celebrar o legado de Rita Lee em 2026.

O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” foi anunciado nesta quinta-feira (22) pela estrela verde e branco da zona oeste carioca. A data também marca a estreia de “Ritas”, documentário sobre a carreira da artista, nos cinemas.

A agremiação explicou que, mais que uma homenagem, quer exaltar a trajetória musical, estética e comportamental da artista que se tornou símbolo de irreverência e liberdade no Brasil.

Cantora e compositora, Rita faleceu em maio de 2023, aos 75 anos. Segundo a escola, ela será homenageada com um desfile que busca refletir a influência dela como ícone da cultura pop brasileira, desde os tempos de Mutantes até sua carreira solo.

Para marcar o anúncio, pontos turísticos do Rio de Janeiro amanheceram com uma intervenção artística especial: os famosos óculos vermelhos de Rita foram reproduzidos em larga escala e instalados em locais como a Lapa, o Largo da Carioca e o Museu do Amanhã.

O desfile será assinado pelo carnavalesco Renato Lage. A agremiação será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, 16 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.