Foto: Secom

A partir de uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto ArteCidadania, o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, expandiu seu horário de funcionamento, agora aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. 

A mudança, que atende à crescente demanda, visa fortalecer o espaço como um importante polo de arte contemporânea e sustentabilidade, ampliando sua programação cultural.

LEIA TAMBÉM: 

Cerca de 3 mil brasileiros pedem ajuda para sair do Líbano

Certidões de nascimento, casamento e óbito terão novos modelos; saiba como vai ficar

“Levou vida”, diz filha de capixaba que teve órgão doado para paciente no Rio

Com a nova gestão compartilhada, o parque, que já se consolidou como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, contará com uma programação mais diversificada, incluindo seminários, oficinas, apresentações e visitas guiadas. 

O Instituto ArteCidadania foi selecionado por meio de um chamamento público realizado pela Secult para gerir o programa cultural do local. O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, ressaltou o impacto positivo da parceria. 

“O Parque Cultural Casa do Governador é um sucesso absoluto. Desde a sua inauguração, houve uma demanda crescente por mais atividades e dias de visitação. Agora, com essa colaboração, vamos ampliar o acesso ao público e diversificar a oferta cultural”, afirmou.

Localizado na antiga Residência Oficial do Governador do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022 e ocupa uma área de 93 mil metros quadrados. 

O espaço abriga 26 obras de arte, entre permanentes e temporárias, e combina arte, história e meio ambiente. Além disso, a estrutura está sendo aprimorada, com planos para construção de uma recepção, área administrativa, auditório multifuncional e mirantes.

O Instituto ArteCidadania, com mais de 15 anos de atuação na promoção de cultura e esportes, promete intensificar suas ações no local. 

Segundo o diretor-executivo do IAC, PX Silveira, o objetivo é tornar o parque um polo cultural de referência, promovendo o diálogo entre arte e natureza, além de garantir acessibilidade e formação de novos públicos.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.