Entretenimento e Cultura

Pesquisa mostra que cachoeirenses querem mais conexão com Roberto Carlos

O levantamento apontou que 66,67% dos cachoeirenses consideram o Rei a personalidade mais popular da cidade

Pesquisa mostra que cachoeirenses querem mais conexão com Roberto Carlos Pesquisa mostra que cachoeirenses querem mais conexão com Roberto Carlos Pesquisa mostra que cachoeirenses querem mais conexão com Roberto Carlos Pesquisa mostra que cachoeirenses querem mais conexão com Roberto Carlos
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Uma pesquisa inédita do Instituto de Pesquisa Perfil revelou como os moradores de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, percebem a relação do cantor Roberto Carlos com sua cidade natal. 

O levantamento, realizado em 28 de outubro com 402 participantes, apontou que 66,67% dos cachoeirenses consideram Roberto Carlos a personalidade mais popular da cidade, à frente de nomes como Rubem Braga (20,65%).

LEIA TAMBÉM: 

Nova tendência? Veja a lista dos nomes de bebês mais populares em 2024

Quem era a influenciadora que morreu ao ser arrastada por enxurrada

Ciclovia da Terceira Ponte terá alteração no tráfego para manutenção

Apesar do reconhecimento do “Rei” como figura ilustre, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que a relação do cantor com a cidade poderia ser mais próxima. 

Entre os relatos, 26,12% destacaram que o vínculo poderia ser melhor, 22,89% disseram que ele deveria visitar mais vezes e 13,18% afirmaram que o artista “não dá a mínima” para Cachoeiro.

O estudo também revelou que 53,73% dos moradores já visitaram o Museu Casa de Roberto Carlos, enquanto 42,79% nunca foram ao local. Outros 2,99% desconheciam sua existência. 

A pesquisa mostrou ainda que “Meu Pequeno Cachoeiro”, canção gravada pelo cantor em 1971, é conhecida por 89,55% dos participantes.

Sobre as músicas preferidas do Rei, “Detalhes” lidera com 10,18%, seguida de “Meu Pequeno Cachoeiro” (10,04%) e “Emoções” (8,93%). 

Entre os atributos mais mencionados sobre Roberto Carlos, o romantismo é o principal destaque (22,15%), seguido por simpatia (17,02%) e educação (13,55%).

Para Erasmo Lima, sócio-proprietário do Instituto Perfil, os dados refletem sentimentos complexos. 

“Apesar do reconhecimento mundial e da fama inegável de Roberto Carlos, existe um desejo genuíno da população por uma conexão mais próxima com ele. Os resultados nos convidam a refletir sobre como podemos fomentar essa interação,” afirmou.

A pesquisa tem margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória