Entretenimento e Cultura

Precursor da música sertaneja, 'Zé da Estrada' morre aos 88 anos

Precursor da música sertaneja, ‘Zé da Estrada’ morre aos 88 anos Precursor da música sertaneja, ‘Zé da Estrada’ morre aos 88 anos Precursor da música sertaneja, ‘Zé da Estrada’ morre aos 88 anos Precursor da música sertaneja, ‘Zé da Estrada’ morre aos 88 anos

Sorocaba – O cantor Waldomiro de Oliveira, o Zé da Estrada, precursor da música sertaneja de raiz com o parceiro Joel Antunes Leme, o ‘Pedro Bento’, morreu nesta segunda-feira, 5, aos 88 anos, num hospital de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve a morte confirmada pelos familiares.

Também foi postado um comunicado na página do sertanejo na internet. “Informamos a todos os amigos, fãs e companheiros que faleceu nessa madrugada (05/06), o nosso querido Zé da Estrada. Que ele fique nas mãos de Deus, levando a sua alegria e cantando no céu.”

Waldomiro de Oliveira nasceu em Pratânia, quando a atual cidade ainda era distrito de Botucatu. A dupla ‘Pedro Bento e Zé da Estrada’, formada em 1954, lançou grandes sucessos, como “Dama de Vermelho”, “Seresteiro da Lua”, “Mágoa de Boiadeiro” e “Luar do Sertão”. Suas músicas foram repetidamente gravadas por outras duplas sertanejas de sucesso.

No fim dos anos 60, os dois passaram a cantar também músicas de inspiração mexicana, com o acompanhamento de trompetes e o vestuário característico dos ‘mariachis’. A dupla foi homenageada com um museu em Pratânia, no qual outra dupla sertaneja famosa, Tonico e Tinoco, possui uma sala. O corpo de Zé da Estrada está sendo velando em Riolândia, onde será sepultado nesta terça-feira, 6.