Entretenimento e Cultura

Prefeitura cancela Virada Cultural no Minhocão

Prefeitura cancela Virada Cultural no Minhocão Prefeitura cancela Virada Cultural no Minhocão Prefeitura cancela Virada Cultural no Minhocão Prefeitura cancela Virada Cultural no Minhocão

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar os eventos da Virada Cultural que seriam realizados no Minhocão (Elevado Costa e Silva), na região central de São Paulo. As 18 apresentações programadas no local deverão ser deslocadas a outros pontos da cidade. A decisão ocorre após representação da Polícia Militar apresentada ao Ministério Público, pedindo a não realização do evento no local. A PM considera que o espaço não é adequado para a realização de eventos.

“O Minhocão tem poucas entradas e saídas. Com isso, num caso de tumulto, dificulta a nossa atuação. Não existe rota de fuga. Nós nos insurgimos em relação a esta situação”, afirmou o comandante do Policiamento da Capital, Reinaldo Zychan de Moraes.

Outra reclamação da PM apresentada ao Ministério Público é a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para todos os palcos do evento, documento que garante a segurança dos equipamentos. “Toda vez que é realizado algum evento público, é obrigação de quem promove esse evento apresentar ao Corpo de Bombeiros um projeto de segurança que vai envolver algumas questões primordiais, principalmente em caso de tumulto. Tempo de evacuação, se o local comporta a quantidade de pessoas, quem é o responsável técnico pela montagem dos palcos. A Prefeitura não apresentou isso”, disse Moraes.

Segurança

Depois de receber críticas sobre o número de ocorrências na Virada Cultural de 2014, a PM decidiu alterar a estratégia de segurança e aumentar o efetivo no evento. Ao invés de ficar instalada somente na proximidade dos palcos, a ideia agora é espalhar 54 bases em todos os corredores que servem de trajeto entre um palco e outro. A concentração da operação se dará na região central, das 22h de sábado, 20, às 4h do domingo, 21.

“Nos locais de show, existem pequenos furtos, pequenos crimes, mas a maior parte dos crimes violentos ocorre no trânsito de um palco até outro”, argumentou o comandante. A ideia da PM é estar mais “visível” aos cidadãos do que nos anos anteriores. A corporação não informou, no entanto, quantos policiais atuarão na Virada.

A recomendação da Polícia é que as pessoas tenham “atenção” com os pertences, principalmente celulares, no período crítico do evento (madrugada de sábado para domingo). A PM também sugere que se evite levar crianças e adolescentes ao evento nestes horários.