Setenta e cinco talentos capixabas estão sendo lapidados pelo projeto Mercado Cultura em Movimento. Desde agosto, artistas, artesãos, produtores e empreendedores culturais das nove comunidades do Território do Bem, Morro do Quadro e Ocupação Chico Prego participam de sete oficinas práticas voltadas para a economia criativa.
Estão em andamento cursos de Produção Musical e Artística, Produção de Clipe, Fotografia de Eventos Culturais, Produção de Eventos Culturais, Documentário, Criação de Mobiliário e Artesanias Ancestrais. Cada turma reúne de 10 a 15 alunos, todos com bolsa auxílio de R$ 312 oferecida pelo Ministério da Cultura.
Entre os destaques, estão dois filmes produzidos por participantes da oficina de Documentário e os trabalhos de mobiliário desenvolvidos sob orientação de arquitetos — que começaram com bancos de palito de picolé, e agora evoluíram para móveis maiores que serão expostos ao público.
O encerramento da etapa formativa acontece no dia 24 de outubro, a partir das 13h, no Teatro Sônia Cabral, com o Mercado Criativo. O evento reunirá as produções desenvolvidas nas oficinas e abrirá espaço para outros artistas e empreendedores das periferias de Vitória, funcionando como vitrine de talentos e fomentando oportunidades de renda.
Além disso, uma nova oportunidade já foi anunciada: a Oficina de Fotografia para Eventos Culturais, com 10 vagas, acontece em novembro. As inscrições estão disponíveis neste link e também são abertas a pessoas que não moram nas regiões em que o projeto atua.
Mais informações podem ser acompanhadas nos perfis das organizações responsáveis: @ateliedeideias.es, @ocupacao.chicoprego, @instituto.quadro e na mídia oficial @calango.noticias.