Entretenimento e Cultura

Rapaz alega não ter sido molestado por Michael Jackson e processa HBO por documentário

Mais um capítulo sobre o polêmico documentário sobre os casos de abuso sexual contra Michael Jackson. Segundo o site TMZ, Brett Barnes, que era amigo do cantor quando criança, está processando a HBO após o lançamento de Leaving Neverland.

O rapaz alega que a produção insinua que Michael o molestou – o que não aconteceu. No documentário, Wade Robson – uma das supostas vítimas mais famosas do cantor – diz que Barnes o substituiu, e então mostra uma foto dele com Jackson.

Barnes ameaçou processar a HBO dizendo que o longa o coloca em uma posição falsa e o submete a ódio, desprezo e ridicularização. O advogado provavelmente estaria dizendo que o rapaz sofrerá represálias do público, por causa da insinuação.

Em seu Twitter, Brett já havia falado sobre o documentário anteriormente.

Depois do documentário ser lançado, a rádio BBC Radio 2 decidiu parar de tocar as músicas de Michael Jackson. Segundo o jornal The Sunday Times, a decisão foi tomada antes do documentário ter sido exibido pelo Channel 4. Um representante da BBC disse, em pronunciamento oficial:

– Nós consideramos cada música em seus méritos e as decisões sobre o que tocamos em diferentes redes são sempre feitas com público e contexto relevantes em mente.

As supostas vítimas do cantor, James Safechuck e Wade Robson, compareceram ao programa Victoria Derbyshire Show, da BBC, e deram detalhes sobre os abusos que teriam sofrido do cantor.

– Há um longo processo de manipulação de Michael. Ele se insere em sua família e se torna parte de sua família. Ele engana as crianças e os pais também. É uma coisa meticulosa para ele poder fazer isso e leva um tempo para ganhar confiança. Isso não acontece da noite para o dia.

Não apenas nós temos que lidar com essas mentiras, mas também temos que lidar com pessoas perpetuando essas mentiras. O fato de que eles falharam ao fazer uma pequena pesquisa prova que eram mentiras e isso, querendo ou não, torna tudo ainda pior.

Brett foi uma das pessoas que, assim como Macaulay Culkin, testemunhou a favor de Michael em 2005 mas, ao contrário de Wade Robson, que também já foi a favor do cantor, não mudou seu posicionamento. O documentário inclui uma declaração de Brett dizendo que não teve nenhum envolvimento com Jackson mas, enquanto sua foto com o cantor aparece nitidamente, enquanto Robson fala sobre ele, a negação surge apenas por alguns segundos escrita na tela. O rapaz disse, também, que não permitiu que a HBO usasse sua imagem. A emissora respondeu a ameaça de Brett pedindo para que ele esquecesse e deixasse isso para lá.

Além de Brett, a família de Michael também está processando a emissora pelo documentário.