Cultura

Ritmos, festas e teatro: pesquisa revela o que o morador de Vitória mais gosta

Estudo mostra hábitos culturais dos moradores de Vitória, que também preferem festas juninas ao Carnaval

Leitura: 4 Minutos
Foto: Canva
Foto: Canva

O sertanejo e a música gospel são os gêneros musicais mais ouvidos pelos moradores de Vitória, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada nesta quarta-feira (10), no Palácio Anchieta.

De acordo com o levantamento, o sertanejo aparece em primeiro lugar, com 34%, seguido da música gospel (32%) e da MPB (27%). Depois vêm o pagode (23%), o rock (20%), o pop (16%) e o funk (15%).

A pesquisa foi realizada nas 27 capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal, com cerca de 19,5 mil entrevistas. O objetivo foi identificar os hábitos de consumo cultural nessas cidades.

Em Vitória, 49% dos entrevistados têm ensino superior completo, mais da metade é formada por mulheres e a maioria pertence às classes B e C.

Festas juninas mais populares que o Carnaval

O estudo também revelou que as festas juninas têm mais adesão do que o Carnaval. Entre os 600 entrevistados na capital capixaba, 42% disseram ter participado de alguma festa popular nos últimos 12 meses.

Entre eles, 66% foram a festas juninas, 42% a blocos de carnaval e 39% a desfiles.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Potencial de crescimento do consumo cultural

O levantamento também avaliou o interesse do público que não participou de atividades culturais no último ano. Em alguns casos, o acesso poderia mais do que dobrar se esse público fosse alcançado.

Por exemplo, 26% dos moradores de Vitória foram ao teatro pelo menos uma vez no último ano. As peças adultas são as preferidas (60%), seguidas de musicais (57%), espetáculos infantis (54%) e stand-up (30%).

Dos 74% que não foram ao teatro, 33% disseram que gostariam de ter ido. No caso dos museus, 26% visitaram algum no período e 29% manifestaram alto interesse em ir.

Celular é o principal meio de consumo

O celular é o aparelho mais usado para ouvir música: 86% dos entrevistados consomem música pelo dispositivo. O YouTube é a plataforma mais utilizada (70%), seguido do Spotify (46%).

Quando o assunto é assistir a filmes e séries, a televisão aparece em primeiro lugar (65%). O celular surge como primeira opção em 18% das respostas e como segunda em 35%. O streaming lidera entre os serviços utilizados, com 39%.

Metodologia da pesquisa

Na edição atual da pesquisa Cultura nas Capitais, foram entrevistadas 19.500 pessoas residentes em todas as capitais brasileiras, com idade a partir de 16 anos e de diferentes níveis socioeconômicos. As entrevistas foram realizadas entre 19 de fevereiro e 22 de maio de 2024.

Os participantes foram abordados pessoalmente em pontos de grande circulação. Ao todo, os pesquisadores estiveram em 1.930 locais (entre 40 e 300 por capital), distribuídos em regiões com diferentes características sociais e econômicas.

Os entrevistados responderam até 61 questões, além de perguntas sobre características sociais e econômicas, como escolaridade e cor da pele. O instituto responsável pelo estudo é o Datafolha.

Além da renda, a pesquisa utilizou também o Critério Brasil de Classificação Econômica, instrumento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) que considera itens de conforto do domicílio e o grau de escolaridade do chefe de família para classificar a população em cinco grupos: A, B, C, D e E.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).