O sertanejo e a música gospel são os gêneros musicais mais ouvidos pelos moradores de Vitória, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada nesta quarta-feira (10), no Palácio Anchieta.
De acordo com o levantamento, o sertanejo aparece em primeiro lugar, com 34%, seguido da música gospel (32%) e da MPB (27%). Depois vêm o pagode (23%), o rock (20%), o pop (16%) e o funk (15%).
A pesquisa foi realizada nas 27 capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal, com cerca de 19,5 mil entrevistas. O objetivo foi identificar os hábitos de consumo cultural nessas cidades.
Em Vitória, 49% dos entrevistados têm ensino superior completo, mais da metade é formada por mulheres e a maioria pertence às classes B e C.
Festas juninas mais populares que o Carnaval
O estudo também revelou que as festas juninas têm mais adesão do que o Carnaval. Entre os 600 entrevistados na capital capixaba, 42% disseram ter participado de alguma festa popular nos últimos 12 meses.
Entre eles, 66% foram a festas juninas, 42% a blocos de carnaval e 39% a desfiles.
Potencial de crescimento do consumo cultural
O levantamento também avaliou o interesse do público que não participou de atividades culturais no último ano. Em alguns casos, o acesso poderia mais do que dobrar se esse público fosse alcançado.
Por exemplo, 26% dos moradores de Vitória foram ao teatro pelo menos uma vez no último ano. As peças adultas são as preferidas (60%), seguidas de musicais (57%), espetáculos infantis (54%) e stand-up (30%).
Dos 74% que não foram ao teatro, 33% disseram que gostariam de ter ido. No caso dos museus, 26% visitaram algum no período e 29% manifestaram alto interesse em ir.
Celular é o principal meio de consumo
O celular é o aparelho mais usado para ouvir música: 86% dos entrevistados consomem música pelo dispositivo. O YouTube é a plataforma mais utilizada (70%), seguido do Spotify (46%).
Quando o assunto é assistir a filmes e séries, a televisão aparece em primeiro lugar (65%). O celular surge como primeira opção em 18% das respostas e como segunda em 35%. O streaming lidera entre os serviços utilizados, com 39%.
Metodologia da pesquisa
Na edição atual da pesquisa Cultura nas Capitais, foram entrevistadas 19.500 pessoas residentes em todas as capitais brasileiras, com idade a partir de 16 anos e de diferentes níveis socioeconômicos. As entrevistas foram realizadas entre 19 de fevereiro e 22 de maio de 2024.
Os participantes foram abordados pessoalmente em pontos de grande circulação. Ao todo, os pesquisadores estiveram em 1.930 locais (entre 40 e 300 por capital), distribuídos em regiões com diferentes características sociais e econômicas.
Os entrevistados responderam até 61 questões, além de perguntas sobre características sociais e econômicas, como escolaridade e cor da pele. O instituto responsável pelo estudo é o Datafolha.
Além da renda, a pesquisa utilizou também o Critério Brasil de Classificação Econômica, instrumento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) que considera itens de conforto do domicílio e o grau de escolaridade do chefe de família para classificar a população em cinco grupos: A, B, C, D e E.