Entretenimento e Cultura

Ruy Ohtake lança livro com síntese de sua obra

Ruy Ohtake lança livro com síntese de sua obra Ruy Ohtake lança livro com síntese de sua obra Ruy Ohtake lança livro com síntese de sua obra Ruy Ohtake lança livro com síntese de sua obra

– Se Oscar Niemeyer ficou conhecido por contestar a hegemonia da linha reta consagrada pela Bauhaus, o arquiteto Ruy Ohtake levou ao paroxismo o uso das linhas curvas – o mais recente exemplo é o Aquário do Pantanal, em Campo Grande, em forma de zepelim, um corpo cilíndrico e arrojado cujas obras foram retomadas em abril. Mas não é preciso ir até o Mato Grosso para ver as curvas de Ohtake. Elas estão presentes em vários prédios de São Paulo projetados por ele, do instituto que leva o nome de sua mãe, a pintora Tomie Ohtake (1913-2015), ao Hotel Unique, passando pelo condomínio residencial de Heliópolis, obra cheia de cor e ousadia numa comunidade carente e periférica.

É justamente essa folia cromática e as formas curvas que ajudaram a tornar seus edifícios conhecidos por apelidos – o Unique é chamado carinhosamente pelos taxistas de “melancia”, um longo arco invertido com duas empenas laterais de concreto. Pode-se ou não gostar de suas soluções arquitetônicas, mas é impossível ignorar a arquitetura de Ohtake. Exemplo de uma criação inusitada é a correspondência entre a forma externa e o espaço interno do Unique – os apartamentos da extremidade de cada pavimento acompanham a curva da fachada, mas essa forma inaudita, em que o piso alcança o teto, agrada aos hóspedes, que disputam justamente esses quartos.

O Unique é um dos muitos projetos analisados no livro Ruy Ohtake – Arquitetura e Design – Quatro Décadas, que a editora J.J. Carol lança nesta segunda-feira, 4, às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake. A obra traz ainda alguns projetos de design e mobiliário do arquiteto, tanto em madeira como em concreto.

Um dos textos do livro, inédito, foi redigido em 2007 pelo arquiteto italiano Roberto Segre (1934-2013), autor de mais de 35 livros e quatro centenas de ensaios sobre arquitetura e urbanismo da América do Sul e Caribe. Segre, ao analisar a obra de Ohtake, inclui o arquiteto entre os herdeiros da obra de Lúcio Costa, identificados com o movimento moderno que revelou Niemeyer. O italiano aponta exemplos dessa influência inicial nas primeiras residências projetadas por ele, as de Rosa Okubo (1964) e a de sua mãe Tomie (1968), uma casa extremamente confortável em que praticamente não há separação entre espaço externo e interno, refletindo a personalidade da artista – especialmente no que se refere ao ascetismo construtivo de ambos, mãe e filho.

A presença do cromatismo robusto nos prédios de Ohtake, segundo Segre, começou a ganhar força nos anos 1980, quando o brasileiro projetou a embaixada do Brasil em Tóquio (1981), avançando nos anos 1990 com a construção do hotel Renaissance (1992) e culminando em 2005 com a inauguração da torre que abriga o Instituto Tomie Ohtake – um vermelho metálico de drops Dulcora, guloseima da época em que Ruy era jovem. Segre observa como esses prédios destacam-se na paisagem cinzenta de São Paulo, servindo de pontos de referência numa metrópole carente de marcos e dominada pela uniformização arquitetônica.

Autor de 420 obras espalhadas pelo Brasil, três centenas delas em São Paulo, Ohtake já foi comparado por críticos dos EUA, como Paul Goldeberger, a nomes como o canadense Frank Gehry (autor do Museu Guggenheim de Bilbao) e ao norte-americano Richard Meier (prêmio Pritzker de 1984). Ele, contudo, não parece ter tempo a perder com o culto às celebridades. Além de sua intervenção em Heliópolis (2004), em que contribuiu com a população local pintando as fachadas das casas, sua atenção se volta a obras de uso coletivo – o Parque Ecológico do Tietê – e condomínios residenciais para comunidades de baixa renda, como destaca o fotógrafo Paul Clemence no livro.

RUY OHTAKE 4 DÉCADAS

Editora: J.J. Carol (240 págs., R$ 120).

Lançamento: hoje (4), 19h. Instituto

Tomie Ohtake (R. Coropés, 88, 2245-1900)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.