–
Na última quinta-feira, dia 5, o jornal The New York Times publicou uma matéria intitulada Décadas de Acusação Sexuais contra Harvey Weinstein, denunciando os possíveis abusos cometidos pelo produtor ao longo de seus anos de carreira na indústria cinematográfica. Na reportagem, Ashley Judd contou que há 20 anos foi convidada por Weinstein para o que seria um café da manhã de negócios em um hotel de Beverly Hills. No entanto, ao chegar no quarto do produtor, ela afirma que se deparou com ele usando um roupão de banho perguntando se ela não poderia fazer uma massagem ou vê-lo tomar banho. Depois disso, muitos famosos começaram a se pronunciar.
Ryan Gosling fez um pequeno texto onde mostra o quanto está chocado com todas essas acusações feitas contra o produtor: Quero adicionar a minha voz e dar apoio para todas as mulheres que tiveram a coragem de falar contra Harvey Weinstein. Como muitas pessoas em Hollywood, eu trabalhei com ele e estou profundamente desapontado comigo mesmo por ter sido desatento a essas experiências devastadoras de assédio sexual e abuso. Ele é emblemático em um problema sistemático. Os homens devem se unir às mulheres e trabalharem juntos até que tenhamos uma mudança e uma real prestação de contas, escreveu o astro no Twitter. Confira, a seguir, quem mais se pronunciou sobre o assunto.
Quentin Tarantino trabalha há anos com Harvey Weinstein e quebrou o silêncio em relação ao caso. O diretor escreveu uma mensagem e pediu que a atriz Amber Tamblyn a divulgasse nas redes sociais: Na última semana venho estado surpreso e com o coração partido sobre as revelações que nunca vieram à tona sobre o meu amigo de 25 anos Harvey Weinstein. Preciso de mais alguns dias para processar a minha dor, emoções, raiva e memória e então eu falarei publicamente sobre o assunto.
Julia Roberts enviou um depoimento à Us Weekly condenando a postura do produtor: Um homem corrupto e poderoso exerce sua influência para abusar e manipular uma mulher. Já ouvimos esta história irritante e dolorosa inúmeras vezes antes, e lá vamos nós mais uma vez. Eu estou esperançosa de que finalmente iremos nos unir como sociedade contra esse tipo de comportamento predatório, para ajudar as vítimas a encontrarem suas vozes e sua cura, e parar isso de uma vez por todas. A atriz ainda forneceu telefones e sites onde vítimas de abuso sexual podem fazer suas denúncias e encontrar apoio.
Em entrevista à People, a modelo Heidi Klum enalteceu as mulheres que denunciaram o produtor: – Eu gostaria de dizer que as histórias horríveis que ouvimos sobre Harvey Weinstein são uma ocorrência rara em nossa sociedade, mas este não é simplesmente o caso. Nós seríamos ingênuos se pensássemos que este tipo de comportamento só acontece em Hollywood. Este é um exemplo de um problema persuasivo muito maior que destrata as mulheres ao redor do mundo. Eu acho difícil encontrar uma mulher – incluindo eu mesma – que nunca teve uma experiência onde se sentiu intimidada ou ameaçada por um homem que usa seu poder, posição ou sua estatura física. Eu realmente admito essas mulheres corajosas que estão surgindo e contando suas histórias porque a mudança não pode vir a menos que haja diálogo e que as pessoas sejam responsabilizadas.
A atriz Rose McGowan enviou uma série de tweets ao CEO da Amazon, Jeff Bezos, e afirmou que Harvey Weinstein também teria cometido abusos contra ela: Eu disse para o chefe do seu estúdio que Harvey Weinstein me estuprou. Eu disse mais de uma vez. Ele disse que isso não foi provado. Eu disse que eu era a prova. Eu já vendi um roteiro que estava no seu estúdio em desenvolvimento depois que eu ouvi que Weinstein estava envolvido. Eu implorei para que o estúdio fizesse a coisa certa. Eu fui ignorada. O acordo estava feito. A Amazon ganhou um Oscar sujo. Eu liguei para o meu advogado e disse que queria o meu roteiro de volta, mas antes que eu pudesse, a Amazon me ligou dizendo que minha série estava fora. Estou falando com você para que você possa parar de financiar estupradores, pedófilos e assediadores sexuais. Eu amo a Amazon, mas há podridão em Hollywood. Seja a mudança que você quer ver no mundo. Fique com a verdade.