Entretenimento e Cultura

Saiba o que esperar do remake brasileiro de Jaspion!

Quem foi criança nas décadas de 80 e 90 certamente assistiu ou pelo menos se lembra de Jaspion, uma das mais famosas séries japonesas do gênero tokusatsu, exibida na extinta TV Manchete. Agora, os adultos cheios de nostalgia e a nova geração poderão conferir o personagem nas telonas do cinema, e mais: em uma produção brasileira, em comemoração aos 30 anos da exibição da série no país.

Em entrevista, o empresário Nelson Sato, da Sato Company, detentora dos direitos do Jaspion no Brasil, contou que a ideia de produzir o herói no Brasil já vem de tempos, e que o diretor Jayme Monjardim esteve envolvido com as primeiras conversas:

– Quando a gente começou a exibir super-heróis na Manchete, o diretor artístico da emissora era o Jayme Monjardim, e quando começou a fazer sucesso ele veio com essa ideia de produzir a série no Brasil, gravar com atores brasileiros. Só que, na época, a novela Pantanal deu certo e aí a atenção do Jayme focou na novela que era do horário nobre. Em seguida, a Saban fez a versão americana, e essa ideia acabou dando uma esfriada, então ficou na gaveta. E aí, pensando com o aniversário de 30 anos que aconteceu agora no dia 22 de fevereiro, comecei a conversar com a Toei [empresa criadora de Jaspion], que eu estava com vontade de fazer o mesmo projeto, e graças a Deus a ideia caminhou bem.

A ideia de uma produção brasileira de Jaspion pode ter deixado alguns fãs mais conservadores com receio, mas Sato garante que a essência do herói não vai se perder:

– Isso é uma homenagem, o original nunca vai ser perdido. E também não vamos tirar do ar, o pessoal vai poder continuar assistindo no YouTube. Mas fazer uma homenagem aos 30 anos, e pedir paciência. A gente sabe que o Brasil não tem a fama de fazer ficção científica, mas é um desafio que acaba sendo gostoso e espero atender a expectativa da maioria. E é claro que tem gente apoiando, gostaram da ideia, ficaram felizes, e isso que eu quero fazer: deixar as pessoas mais felizes ainda.

As novidades sobre o elenco e produção serão anunciados em agosto, no Japan Film Experience, mas Sato já adianta que teve contato com muitas pessoas talentosas, além de também estarem estudando a possibilidade de trazer algum ator do elenco original da série para uma participação. E ele ainda revelou os desafios de modernizar o herói sem deixar a nostalgia de lado:

– Temos referências muito altas, então a gente tem que tentar atualizar o Jaspion de qualquer forma, mas sem perder a essência. A gente tem que tentar fazer o adulto reviver o personagem atualizado, com mais efeitos, com qualidade, sem perder a nostalgia. Então a gente tem que saber mixar muito bem a história com a tecnologia, essa é minha definição para poder agradar ambos. O que quero é que tanto os pais saiam felizes após assistirem ao filme, e os filhos também, que já ouviram falar do Jaspion e que agora vão poder curtir. É mais ou menos o que aconteceu com Homem de Ferro da Marvel, e os Power Rangers. Então estamos meio que seguindo essa escola.