Entretenimento e Cultura

Sandra Antunes Ramos exibe um resumo de sua produção, bem recebida pela crítica

Sandra Antunes Ramos exibe um resumo de sua produção, bem recebida pela crítica Sandra Antunes Ramos exibe um resumo de sua produção, bem recebida pela crítica Sandra Antunes Ramos exibe um resumo de sua produção, bem recebida pela crítica Sandra Antunes Ramos exibe um resumo de sua produção, bem recebida pela crítica

São Paulo – Artista que impressionou Sandra Antunes Ramos, a norte-americana Francesca Woodman (1958-1981) costumava ambientar suas fotografias em casas arruinadas, deixando entrar a luz através das janelas e frestas de portas, criando um drama que o espectador podia ou não julgar encenado. Em certo sentido, Sandra busca em seus desenhos a mesma luz poética, criadora de uma situação ambígua, em que interior e exterior se comunicam e trocam de lugar. Detalhe: a brasileira faz isso sem recorrer à figura humana, e sim à geometria.

Há nos desenhos expostos na Galeria Millan também uma ambivalência – como em Woodman, em que presença e ausência são sinônimos, no sentido de que os corpos se fundem com o ambiente. O crítico Alberto Tassinari comparou os pequenos desenhos da mostra a iluminuras, que impressionam o espectador por permitir imaginá-las como grandes pinturas. Como em Woodman, também é possível “penetrar” em suas fotos como se o espectador tivesse acesso ao ambiente.

“O meu jeito de ver o mundo é separando os elementos”, explica Sandra, justificando porque um desenho que adota como referência a Robie House de Frank Lloyd Wright não se parece em nada com a casa projetada em planos horizontais sobrepostos. São desenhos, como observa Tassinari, para serem olhados de perto – “como se o olhar os abrisse com uma grande angular”, conclui o crítico.

Olhando desse modo é até possível ver no desenho reproduzido nesta página as mesmas linhas da casa de Wright construída no subúrbio de Chicago, embora a referência concreta não explique o enigma da luz que emana dessa sutil arte de combinar formas e cores.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.