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Sem ler contrato, mais de 20 mil pessoas se inscrevem em serviços comunitários

Sem ler contrato, mais de 20 mil pessoas se inscrevem em serviços comunitários Sem ler contrato, mais de 20 mil pessoas se inscrevem em serviços comunitários Sem ler contrato, mais de 20 mil pessoas se inscrevem em serviços comunitários Sem ler contrato, mais de 20 mil pessoas se inscrevem em serviços comunitários

– A empresa britânica Purple, que fornece Wi-Fi grátis e hotspots para lojas e áreas públicas, fez uma ação para mostrar que as pessoas não leem os termos de contrato e aceitam qualquer coisa que está escrita no documento. Uma das cláusulas para acessar os hotspots da marca era a que o usuário aceitasse cumprir mil horas de serviço comunitário.

Entre as atividades descritas nos termos, os ‘contratantes’ teriam que limpar banheiros públicos, canos de esgoto e raspar chiclete das vias públicas. A Purple anunciou que cerca de 22 mil pessoas acessaram algum hotspot da Purple nas duas semanas enquanto a ação estava em curso e somente uma percebeu a pegadinha no formulário.

Segundo o CEO da empresa, Gavin Wheeldon, a campanha foi uma forma de chamar a atenção para uma nova lei britânica que agora exige consentimento expresso para qualquer forma de uso de dados pessoais ou de consumo em marketing digital. “Nosso experimento provou que é muito fácil fazer as pessoas assinarem um contrato digital sem ler os termos e dar consentimento para práticas injustas”, disse Wheeldon em comunicado explicando a ação.