Entretenimento e Cultura

Semana de moda da Colômbia tem primeiro desfile plus size de sua história

Semana de moda da Colômbia tem primeiro desfile plus size de sua história Semana de moda da Colômbia tem primeiro desfile plus size de sua história Semana de moda da Colômbia tem primeiro desfile plus size de sua história Semana de moda da Colômbia tem primeiro desfile plus size de sua história

– A Modacolombia, semana de moda da Colômbia, está em sua 28ª edição e nesta terça-feira, 25, contou com uma passarela histórica: o primeiro desfile plus size. A marca Elena Plus Clothing, que existe há 30 anos, mostrou a coleção ‘Size Revolution’, no espaço ‘El Cubo’, passarela que reúne iniciativas inovadoras, empreendedores e novos estilistas.

A coleção trouxe jeans com apliques de pedraria, bordados, estampas e muitos tecidos com lycra. Na paleta de cores, o índigo se destacou, mas também apareceram preto e branco. As peças eram bastante básicas e comerciais.

Para produzir as peças desse desfile e renovar a marca, a Elena Plus Clothing contou com patrocínio da prefeitura de Medellín com projeto Épica: Desafio de Inovação. O programa municipal estimula o crescimento e profissionalização de marcas de moda locais.

Natalia Franco, designer e sócia da marca, contou que a inspiração da coleção foi uma mulher rebelde e revolucionária que sabe que pode ser atraente e estar na moda independentemente de seu tamanho.

Por muito tempo regras que diziam que a mulher mais curvilínea deveria esconder o próprio corpo foram tidas como verdades inquestionáveis. É natural que neste momento de libertação o caminho mais fácil seja o de expor as curvas como principal atributo. No entanto, a moda curvy ainda caminhará para um amadurecimento e deixará para trás também o estereótipo de mulher-desejo.

A Elena Plus Clothing ainda não chegou às passarelas principais do evento onde desfilam os estilistas mais renomados. Contrapontos à parte, o primeiro desfile plus size na semana de moda da Colômbia é um passo importante para tornar a moda mais acessível para as mulheres reais, ainda mais em um país que já foi bastante conhecido pela busca numerosa de cirurgias plásticas.

Ficou a cargo da grife de lingerie Leonisa inserir de forma sutil o movimento ‘curvy’ na passarela principal da Colombiamoda. Leonisa deixou para trás a tradição de reunir um time de modelos colombianas à la Victoria’s Secret. No desfile, que também foi realizado nesta terça-feira, 25, entraram na passarela mulheres com corpos mais próximos aos reais para apresentar as peças íntimas.

Para o mercado e para as consumidoras, é rentável e icônico a existência de marcas especializadas no segmento plus size. Esse foi o papel de Elena na Colombiamoda. Outro passo rumo à uma indústria fashion mais real e menos excludente é que marcas comuns tenham uma grade de tamanhos e modelagens mais próximas ao corpo real das mulheres. Isso foi o que Leonisa esboçou na semana de moda da Colômbia. Primeiros passos de uma longa caminhada.

Também é fundamental ressaltar que as modelos que cruzam comumente as passarelas colombianas não seguem o padrão de beleza (ou melhor dizer magreza?) europeu – e sequer brasileiro. Em desfiles tradicionais, já são vistas mulheres com quadris mais largos e que nem sempre são tão altas.

Por outro lado, a semana de moda da Colômbia valoriza traços mais harmônicos e os longos cabelos – preferência das latinas. Apenas, nesta edição modelos com rostos mais exóticos – como as que são vistas na São Paulo Fashion Week e em semanas de moda internacionais – começaram a ganhar mais espaço.

* Repórter viajou à convite da Inexmoda.