Entretenimento e Cultura

Série Hannibal pode atacar em outro canal

Depois de duas temporadas arrebatadoras e uma terceira promissora, Hannibal poderia virar um CSI sofisticado, com tramas e investigações que começam e terminam no mesmo episódio

Série Hannibal pode atacar em outro canal Série Hannibal pode atacar em outro canal Série Hannibal pode atacar em outro canal Série Hannibal pode atacar em outro canal
 A série ainda pode continuar em outra canal. Foto: ​Divulgação

São Paulo – Ao anunciar, em 22 de junho, que a série Hannibal não chegará à quarta temporada, o canal NBC abriu uma polêmica entre os seguidores do canibal gourmet. A versão oficial do canal AXN, que exibe a terceira temporada no País desde sexta, é que o projeto foi concebido originalmente com apenas três temporadas de 13 episódios cada uma.

O argumento é simples: a versão na TV precede os livros de Thomas Harris, criador do personagem, e a sequência de filmes que começou com O Silêncio dos Inocentes (1991) e terminou com A Origem do Mal (2007). Por esse raciocínio, se a NBC optasse por seguir em frente a trama acabaria se perdendo. Séries badaladas como Lost, Heroes e Revenge cometeram esse erro e terminaram de forma melancólica.

Por outro lado, é difícil acreditar que a decisão tenha sido apenas artística. Segundo revistas especializadas, Hannibal estava com a audiência muito abaixo da expectativa. Diante desse dado, pairam algumas perguntas. Se a ideia sempre foi a de uma trilogia, por que isso nunca foi dito? E qual a necessidade de fazer um comunicado anunciando o fim da série pouco depois da estreia da terceira temporada nos EUA?

Para os órfãos do psiquiatra canibal, por mais impressionante que seja o desfecho, previsto para agosto, Hannibal já entrou para a galeria das que deixaram os fãs na mão. Se existisse um ranking, ela estaria ao lado de fiascos como Drácula e FlashForward. A primeira, que contou com o astro Jonathan Rhys Meyers no papel do vampiro, foi anunciada com estardalhaço, mas cancelada com apenas uma temporada no currículo.

O caso da segunda foi ainda mais dramático. Vendida como “a sucessora de Lost”, FlashForward começou de forma arrasadora, mas se perdeu e foi tirada da programação sem maiores explicações (e desfecho). O roteiro ficou com um buraco e o espectador com a impressão que perdeu tempo.

Na terceira e última leva de episódios, Hannibal (Mads Mikkelsen) está a caminho da Europa com sua psiquiatra, Bedelia Du Maurier (Gillian Anderson), oculta por uma nova identidade. Pela lógica da NBC, não é preciso de spoiler para saber que o protagonista será preso na Europa.

Para quem não se lembra, O Silêncio dos Inocentes, longa com Anthony Hopkins como Hannibal, começa com ele preso e recebendo a visita de Jodie Foster, que interpreta uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar o temido criminoso. Se optasse por seguir em frente, o canal teria muitas opções para manter o personagem ativo.

A relação entre o psicopata elegante e bem resolvido e o investigador especial que luta contra seus instintos é um caminho de possibilidades infinitas. Mas de fato a fronteira entre a série e o começo do livro (e dos filmes) impõe um caminho arriscado.

Depois de duas temporadas arrebatadoras e uma terceira promissora, Hannibal poderia virar um CSI sofisticado, com tramas e investigações que começam e terminam no mesmo episódio. O produtor executivo do programa, Bryan Fuller, se mostra disposto a correr o risco. Ele disse em entrevistas que a série ainda pode continuar em outra canal.