O colorido e os personagens famosos de Tarsila do Amaral compõem uma exposição dedicada ao público infantil. Em cartaz até dia 2 de fevereiro, ocupará os pisos 19 e 20 do Farol Santander, em São Paulo, sendo dividida em sete estações temáticas. Veja a seguir como visitar a exposição e o que há em cada um dos módulos:
Estação 1: Tem a Vila dos Sentidos, que traz referências à infância de Tarsila, passada na fazenda São Bernardo, no interior de São Paulo.
Estação 2: A Toca da Cuca tem inspiração no quadro A Cuca. O público entrará em contato com bichos divertidos projetados no espaço.
Estação 3: É o Universo Tarsila, que remete à obra Cartão Postal, onde os pequenos visitantes vão colorir diferentes elementos encontrados em sua obra.
Estação 4: Tem a Floresta Negra, que nos leva a um passeio pelo quadro Floresta.
Estação 5: Revela o Jardim Afetivo e uma jornada sensorial, com animações e sons, que remetem a quatro quadros de Tarsila. O Sapo – um sorridente e juvenil anfíbio tenta decidir entre a luz do Sol e o frescor da terra úmida e da sombra, à sua frente. Estação de Ferro – paisagem, símbolos e sinais que lembram ferroviários, o morro com casas humildes e coloridas se mistura aos trilhos e vagões. A Boneca – com seu vestido rodado cor-de-rosa, ela descansa até começar a próxima dança. E Paisagem com Touro I – os casarios de um Brasil rural, retratado por Tarsila, a partir de sua experiência passada na infância.
Estação 6: Traz As Cores de Tarsila, com reproduções de alguns quadros. Há ainda duas redes penduradas do teto até quase o chão, representando pincéis. O público poderá responder a um quiz.
Estação 7: É o espaço do Papo com o Abaporu, que tem elementos que compõem três de suas obras mais importantes: Sol Poente – área composta por fotos, com um fundo cenográfico projetado com os círculos em laranja concêntricos em movimento. A Lua – um balanço remete a um de seus quadros mais famosos, recém-adquirido pelo MoMA. E Abaporu – diante de uma reprodução do quadro haverá dois totens touchscreen com perguntas que serão respondidas pelo enigmático personagem que está na tela brasileira mais valorizada no mercado mundial.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.