Entretenimento e Cultura

Silvio Santos: SBT confirma que não haverá velório e que funeral será privado

Cerimônia seguirá o desejo de Silvio Santos por um funeral judaico e um enterro reservado em cemitério particular

Foto: Divulgação SBT

O SBT comunicou oficialmente que não haverá velório para Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17), aos 93 anos. Segundo a nota, essa decisão reflete um desejo do apresentador ao longo dos anos.

LEIA TAM´BÉM:

>> Ícone da televisão, Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

>> De camelô a ícone da TV: relembre a trajetória de Silvio Santos

>> Silvio Santos: saiba quais eram as empresas do dono do SBT

“Nosso pai frequentemente falava sobre seus desejos para o momento de sua partida. Ele pediu para ser levado diretamente ao cemitério e para que realizássemos uma cerimônia judaica, sem explorar sua despedida. Ele sempre preferiu ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que marcou sua trajetória”, diz o comunicado.

A família também pediu a compreensão dos fãs, reforçando a importância de preservar a memória de Silvio Santos como uma figura que “amou o Brasil e os brasileiros”.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Silvio Santos estava internado desde o dia 1º deste mês no Hospital Albert Einstein. A notícia de sua morte foi confirmada pelo SBT na manhã deste sábado (17).

Ele estava fora do ar há quase dois anos, desde que gravou o último programa, em setembro de 2022.

Senor Abravanel, seu nome de batismo, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e foi de camelô a bilionário, construindo um império ao usar a TV para divulgar seus empreendimentos.

Ele era filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, e sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia). 

O carismático apresentador era muito popular e esteve até prestes a se candidatar à presidência no começo de sua carreira.

O apresentador não teve uma despedida oficial, nem anunciou a aposentadoria publicamente. Silvio já tinha diminuído o ritmo na época da pandemia de covid-19 e, aos poucos, foi parando com as gravações, até deixar de aparecer nas telinhas.

Quem passou a ocupar o lugar do comunicador foi a filha, Patricia Abravanel. Entre uma participação e outra, a herdeira virou titular do programa do pai, e Silvio Santos nunca mais voltou.

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.