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Tecnologia transporta público para os bastidores na SPFW

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São Paulo – Imagine poder acompanhar de casa, no celular ou no computador, o processo de criação de Alexandre Herchcovitch, como se estivesse dentro do ateliê, ao lado dele. Ao deslizar a tela para um lado, é possível observar detalhadamente os croquis, as anotações e os objetos na mesa. Ao virar para o outro, dá para explorar as roupas e o ambiente. Com a tecnologia de vídeos 360º, isso será possível nesta edição do São Paulo Fashion Week.

O estilista, que comemora 20 anos de carreira junto com os 20 do evento, não será o único contemplado nesta experiência. Em parceria com a O2 filmes e o Facebook, o SPFW traz pela primeira vez a uma semana de moda a tendência de filmes que recriam ambientes de bastidores e desfiles em uma espécie de realidade virtual.

“A ideia é que quem não foi ao evento possa imaginar e sentir como seria estar lá”, diz Alessandra Pelegrino, que dirige o projeto em parceria com Ricardo Laganaro, da O2 filmes.

Serão três vídeos, com cerca de um minuto cada. O do ateliê de Herchcovitch vai ao ar na terça-feira, 20, na página do SPFW na rede social. Os outros dois serão gravados ao longo da semana – um trará uma retrospectiva dos 20 anos de SPFW e, outro, experiências de bastidores e primeira fila dos desfiles.

Desde 2001 o São Paulo Fashion Week aposta em parcerias que estimulam inovações interativas. No ano passado, montou um estúdio com o fotógrafo Bob Wolfenson que clicava imagens diretamente para o Instagram.

“Buscamos estas parcerias para estimular as melhores práticas e o que tem de mais novo nas tecnologias. Moda é um dos temas mais interessantes e buscados pelos usuários das redes”, afirma Christian Rôças, líder de parcerias estratégicas em entretenimento do Facebook e do Instagram Brasil.

Além dos vídeos 360º, o público poderá acompanhar a semana em transmissões ao vivo pela rede social, outra experiência pioneira em semanas de moda. Haverá também bate papos com modelos, estilistas e especialistas como Costanza Pascolato. “Para nós é importante estar aliado a empresas que buscam inovação. Nada mais natural do que a gente querer se antecipar”, diz Paulo Borges, idealizador do SPFW.