
O Farol Santa Luzia, um dos principais cartões-postais de Vila Velha, retoma suas atividades nesta quarta-feira (12), após oito dias fechado para manutenção. Localizado na Praia da Costa, o ponto turístico voltará a funcionar normalmente das 9h às 16h30, de terça a domingo.
Excepcionalmente nesta quarta, o local receberá uma programação especial no período noturno. A reabertura marca também uma ação inédita do Projeto Turismo Pedagógico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo.
Pela primeira vez, o farol será visitado à noite por um grupo de 44 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Umef Leonel de Moura Brizola.
A atividade começa às 19h e integra um roteiro que inclui ainda a Casa da Memória, a Igreja do Rosário e o Museu Ateliê Homero, encerrando com um piquenique no Centro Histórico da Prainha.
Criado para aproximar os estudantes da história e da cultura do município, o Turismo Pedagógico já beneficiou cerca de 9 mil alunos das redes pública e privada do Espírito Santo somente neste ano.
Em 2026, a expectativa é de que o programa mantenha as visitas noturnas voltadas para as turmas da EJA, que ocorrerão mensalmente, enquanto as visitas diurnas continuarão acontecendo semanalmente.
Segundo a coordenadora do projeto, Alexandra Cristina Nunes, a iniciativa busca valorizar o esforço dos estudantes que conciliam trabalho e estudo.
São alunos do período noturno, que trabalham o dia todo, e não têm acesso a esses espaços. Nossa ideia é atender aos estudantes da EJA, levando um pouco da história do município para além da sala de aula.”
Alexandra Cristina Nunes, coordenadora do projeto
O secretário municipal de Turismo, Lucas Fraga, também falou sobre a ampliação do projeto.
Através dessa parceria entre as secretarias de Turismo, Cultura e Educação, os visitantes podem vivenciar o que aprendem em sala de aula. E será importante poder contemplar os alunos da EJA com as visitas noturnas, como forma de complementação educacional. Estamos felizes, pois a Marinha, que é uma grande parceira, atendeu a esse pedido.”
Lucas Fraga, Secretário Municipal de Turismo