
Guarapari segue se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, especialmente durante a alta temporada de verão. A movimentação intensa de visitantes não apenas transforma a rotina da cidade, como também gera impactos diretos e indiretos na economia local, fortalecendo setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços ao longo de todo o ano.
De acordo com a Prefeitura de Guarapari, a atividade turística no município movimenta mais de R$ 1 bilhão, por ano. A estimativa considera a arrecadação de ISS da hotelaria, que já ultrapassou R$ 1 milhão, no início de outubro, além do fluxo anual aproximado de 2 milhões de turistas.
Desse total, cerca de 10% utilizam a rede hoteleira e o restante se distribui em imóveis de temporada, que passam de 30 mil unidades de uso ocasional, segundo dados do IBGE.

O verão é apontado como o principal motor desse processo. Em apenas 40 dias, entre o Réveillon, o mês de janeiro e o Carnaval, o balneário de Guarapari tem concentrada cerca de 60% de toda a movimentação financeira anual.
Para a próxima temporada, a expectativa é receber aproximadamente 1,5 milhão de turistas e passantes, número que deve ser igual ou ligeiramente superior ao do verão passado. A projeção se apoia no crescimento de 20%, na arrecadação do ISS da hotelaria, em comparação com 2024.
Sensação de segurança e policiamento reforçado marcam experiência de visitante

A visitante Vera Lúcia Aquino afirma que percebeu mudanças positivas, em Guarapari, ao retornar ao Espírito Santo. Ela conta que já conhecia o estado e decidiu voltar por motivos familiares.
“Eu já vinha aqui, há um bom tempo atrás, e agora eu retornei. Minha irmã está morando aqui e meu marido também estava trabalhando aqui”, explicou.
Segundo Vera, a cidade hoje transmite mais tranquilidade para quem passeia. “Das outras vezes que eu vim, modificou muito. Eu tô gostando muito”, disse. Questionada sobre a segurança, ela afirmou que conseguiu circular sem receio. “Até agora eu não vi nada que não me desse segurança. Andei por aí e não vi nada que comprometesse alguma coisa.”
A presença policial foi outro ponto destacado.
Vi polícia, vi guarda rodando, vi patrulhamento. Com certeza dá mais segurança. A gente fica com mais vontade de sair sabendo que está mais protegido.
Apesar da avaliação positiva, Vera fez uma observação pontual sobre a infraestrutura. A boa impressão foi tanta que ela revelou considerar ficar mais tempo.
Estou pensando até em vir morar aqui.
Segurança como fator decisivo na escolha do destino

Para a jornalista Larissa Castro, apaixonada por viagens e moradora de Guarapari, a segurança é um elemento que influencia diretamente a experiência do turista. Ela relata que viajar representa liberdade e a oportunidade de conhecer novos lugares, mas ressalta que alguns critérios são essenciais no planejamento.
Eu analiso muito o que tem para fazer e a relação da segurança também, porque eu sou mulher e costumo viajar sozinha, explicou.
Segundo Larissa, um ambiente seguro permite que o visitante aproveite o destino de forma mais completa. “Muda total a experiência, porque a gente gosta de tirar fotos, o celular não dá para deixar no hotel. Saber que dá para sair com segurança faz a gente aproveitar muito mais”, afirmou.

Ao comparar o Espírito Santo com outros estados turísticos, ela avalia que o cenário é positivo. “Apesar da gente ver casos de violência todos os dias nos noticiários, em relação aos turistas e aos pontos turísticos, existe uma certa segurança”, disse.
Para Larissa, vale a pena visitar o Espírito Santo.
Não tem porque deixar de vir conhecer o Espírito Santo. Vale muito a pena e dá para aproveitar com a mente tranquila.
Operação verão e reforço na segurança

Para garantir essa sensação de tranquilidade, o Governo do Estado intensifica, todos os anos, as ações de segurança durante a alta temporada. O secretário da Segurança Pública do Espírito Santo, Leonardo Damasceno, destaca que o turismo é estratégico para o estado e exige planejamento integrado.
“O turismo é fundamental aqui no Espírito Santo, tanto o turismo que vem de fora quanto o turismo interno. Para nós, é essencial ofertar mais segurança, com presença policial visível, prevenção de acidentes e salvamentos”, explicou.
Segundo o secretário, a Operação Verão é uma das principais ferramentas nesse trabalho.
É uma grande mobilização de forças de segurança que atuam de forma integrada nos locais de grande aglomeração de turistas.

A operação reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Detran, guardas municipais, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Marinha.
É uma integração muito ampla para garantir a segurança dos turistas e dos capixabas, que frequentam praias, balneários, rios e lagos, afirmou Damasceno.
Ele destaca que os visitantes percebem esse reforço na prática. “As pessoas vão ver as polícias nas ruas, helicópteros voando, embarcações do Corpo de Bombeiros no mar. Isso tudo leva a uma sensação de segurança, que é exatamente o que a gente quer transmitir.”

Além do efetivo humano, a tecnologia também é aliada. O secretário lembrou a instalação de totens de segurança em pontos turísticos da Grande Vitória e de Guarapari, como a Praia do Morro e a região entre Castanheiras e Areia Preta.
São instrumentos tecnológicos que favorecem, cada vez mais, a segurança do turista capixaba e de outros estados, que visitam as belezas do Espírito Santo.
Com crescimento econômico impulsionado pelo turismo, investimentos em infraestrutura e reforço na segurança, Guarapari e todo o Espírito Santo se preparam para mais um verão de movimento intenso, consolidando suas imagens como destinos acolhedores, organizados e seguros para quem escolhe o Estado para descansar e aproveitar a estação mais quente do ano.