
O Espírito Santo é um Estado conhecido por suas belezas naturais e arquitetônicas de tirar o fôlego. Apesar disso, existe uma máxima da vida: tudo vira rotina. É comum nos acostumarmos com as paisagens, tanto que começam a passar batido por nós quando topamos com elas no dia a dia.
É aí que entra a perspectiva. Mais do que redescobrir aquilo que já encanta moradores e visitantes, ela enxerga as belezas capixabas por novos ângulos, revelando detalhes, formas e sensações que muitas vezes passam despercebidos, mesmo em cenários já consagrados.
O fotojornalista do Folha Vitória, Thiago Soares, pilota o drone da Rede Vitória de segunda a sexta-feira, com entradas ao vivo no telejornal ES no Ar. Mais do que registrar fatos ao vivo, ele também revela paisagens deslumbrantes em novos ângulos, muitas delas de cartões-postais do Espírito Santo.
A convite do Folha Vitória, Thiago reuniu algumas imagens que mostram como ele enxerga os principais pontos turísticos capixabas todos os dias. Confira.
Catedral Metropolitana de Vitória
A primeira parada acontece no Centro da capital capixaba, onde na Praça Dom Luiz Scortegagna fica um dos monumentos mais reconhecíveis do Espírito Santo, a Catedral Metropolitana de Vitória.
Construída em 1918 e inaugurada em 1933, a catedral é um marco arquitetônico do Estado e fica bem no coração da Capital, onde cultura e fé se encontram.
Convento da Penha
Outro ponto inigualável é o Convento da Penha, localizado em Vila Velha. Fundado em 1568, o convento é uma das construções mais bonitas e mais emblemáticas do período colonial no Espírito Santo e no Brasil.
Cercado de verde por todos os lados e com uma vista privilegiada das cidades de Vila Velha e Vitória, é um dos pontos turísticos mais procurados do Estado.
Pedra do Lagarto
Quem vai a Domingos Martins se encanta com a arquitetura alemã, com as belas cerejeiras de Pedra Azul e é também por lá que encontra a icônica Pedra do Lagarto.
A formação, que leva este nome pela semelhança com um lagarto que escala a montanha. Reza a lenda que o lagarto foi petrificado por garotos aventureiros. A verdade é que quando a rocha está coberta pela neblina se torna um cartão-postal perfeito do Espírito Santo.
Curva da Jurema
Uma das praias mais frequentadas de Vitória também acaba passando batido para muitos moradores da capital, que se acostumaram a vê-la todos os dias.
A coisa muda e muito de figura quando a Curva da Jurema é vista de cima, mostrando como cidade e litoral se mesclam em uma bela pintura.
Ponte da Madalena e Rio Jucu
Queridinha dos ciclistas, a Ponte da Madalena sobre o Rio Jucu, em Vila Velha, já tem beleza própria quando vista de perto, do alto então!
As imagens mostram como o cenário natural se mistura à atividade de pessoas na região, com destaque à prática de esportes.
Penedo
Oficialmente, Penedo é parte de Vila Velha, mas também embeleza a vista de quem passa pelo Centro de Vitória. A montanha chama a atenção em meio ao mar e aos navios.
Um verdadeiro cartão-postal da região Metropolitana, a montanha é ainda mais bonita durante as noites.
Píer da Enseada do Suá
Às vezes é fácil se perder pela Enseada do Suá e diversas opções do que se fazer por ali. A Praça do Papa, o Shopping Vitória, um passeio de Aquaviário, quem sabe?
A verdade é que o píer da Enseada do Suá também é um ponto de encontro para amigos que querem se conectar com a natureza e apreciar um fim de tarde de tirar o fôlego.
Praia da Costa
Nenhum passeio por Vila Velha fica completo sem uma parada obrigatória na Praia da Costa, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Para quem visita a cidade, a cor da água é simplesmente hipnotizante. Uma das praias mais frequentadas do Estado é um ponto turístico inesquecível.
Farol de Santa Luzia
Um verdadeiro passeio histórico e cultural, o Farol de Santa Luzia guarda segredos e belezas de tirar o fôlego.
Cercado pelo mar azul da Praia da Costa e por muito verde, é um ponto que, muitas vezes, passa batido por quem conhece pouco a cidade de Vila Velha. Visto do alto é um monumento inesquecível.