
Guarapari é famosa devido às suas belas praias que atraem milhares de turistas todos os anos. Contudo, o destino guarda outras atrações tão imperdíveis quanto o seu litoral, sendo uma das principais a Rota da Ferradura.
Caso você não conheça essa rota, vale saber que ela cruza montanhas, percorre áreas de Mata Atlântica preservada e inclui trechos com cachoeiras de tirar o fôlego.
Se você pretende explorar outras áreas além do litoral de Guarapari, continue a leitura para entender como acessar esse percurso, o que esperar do trajeto e quais atividades incluir na visita.
Onde fica e como chegar à Rota da Ferradura?
A Rota da Ferradura fica em Guarapari, a cerca de 12 km do centro. Ela é responsável por ligar as comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial do Jabuti.
Para chegar ao destino, partindo de Vitória, capital do estado, siga pela BR-101 rumo ao Rio de Janeiro, passe pelo trevo de Guarapari, percorra mais 4 km e vire à direita.
Saindo de Guarapari, utilize a Rodovia Jones dos Santos Neves em direção à BR-101 e faça a conversão à direita logo após o trevo.
Como é a Rota da Ferradura?
O circuito da Rota da Ferradura tem 18 km de extensão e seu formato lembra uma ferradura, por isso a estrada recebeu este nome.
Esta rota está cercada por uma vegetação nativa da Mata Atlântica, que embeleza todo o caminho. Além disso, ela conta com mirantes, sendo o mais conhecido o Mirante do Elefante, que tem uma vista privilegiada para o litoral de Guarapari.
O circuito também garante acesso rápido a cachoeiras e reúne restaurantes, cafeterias e cervejarias onde é possível aproveitar uma boa refeição enquanto contempla a paisagem natural.
Quantos dias são necessários para conhecer a Rota da Ferradura?
É possível conhecer a Rota da Ferradura em um dia. Para aproveitar as cachoeiras da região e explorar com calma os restaurantes e cafeterias locais, é recomendado reservar de dois a três dias para aproveitar o destino por completo.
Quais são as melhores cachoeiras da região?
O circuito conta com duas quedas d’água. A principal é a Buenos Aires, conhecida também como cachoeira do Turco ou do Barbudo, com 37 metros de altura e rodeada por vegetação nativa densa.
É possível chegar à Buenos Aires a partir da estrada da Ferradura. A queda está localizada em propriedade privada aberta ao público diariamente, das 08h às 17h, mediante pagamento de R$ 5,00 para manutenção do local.
A outra cachoeira é a do Pernambuco, ligeiramente menor que a Buenos Aires, mas igualmente impressionante. O trajeto até ela apresenta mais pedras, exigindo atenção ao caminhar.
Veja também: Pontos turísticos em Guarapari: veja o que visitar nessa cidade praiana
Onde comer na Rota da Ferradura?
O que não falta na Rota da Ferradura são excelentes restaurantes. Neste local, há opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, confira a seguir algumas das principais.
Casa da Figueira
A Casa da Figueira fica logo no começo da estrada. Além de ter um ambiente aconchegante, o local tem um cardápio variado com opções de salgados, lanches, porções, cafés e drinks.
Endereço: BR 101 km 339
Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 08h às 19h. Sábado e domingo das 08h às 20h.
Cervejaria Speranza
A Cervejaria Speranza é especializada em cerveja artesanal, e conta com as variedades IPA, lager e pilsen. No menu há opções de pratos, porções e salgados. O espaço da casa é amplo e com muito verde em volta.
Endereço: Estrada Comunidade da Boa Esperança, s/n, Buenos Aires – Guarapari.
Horário de Funcionamento: quinta a domingo das 11h às 18h.
Restaurante e Bar do Ademir
Com um ambiente simples e aconchegante, o Restaurante e Bar do Ademir é uma excelente alternativa para quem gosta de comida caseira com preço justo. Um dos destaques do cardápio é a galinha caipira com polenta e quiabo.
Endereço: Estrada para Buenos Aires, km 6 – Guarapari.
Horário de Funcionamento: todos os dias das 08h às 16h.
Existem boas opções de pousadas nas proximidades?
Na Rota da Ferradura há várias pousadas, que vão agradar quem gosta de ficar em contato com a natureza.
A Pousada Pedra d’Água está localizada em uma extensa área verde e oferece estrutura completa para acomodar os hóspedes. Fica na Estrada do Rio Calçado, s/n, Buenos Aires, Guarapari.
Uma alternativa é se hospedar próximo ao centro de Guarapari, onde há maior oferta de hotéis e pousadas, partindo de lá para explorar esse circuito.
A Rota da Ferradura é um bom passeio para fazer com crianças?
Sim, a Rota da Ferradura é um bom passeio para fazer com crianças, inclusive, muitos restaurantes do circuito, como o Casa da Figueira, contam com espaços internos e externos para os pequenos brincarem.
No entanto, se você pretende levar os seus filhos nas cachoeiras, é preciso ter cuidado com a água.
Qual a melhor época do ano para visitar?
A melhor época para visitar a Rota da Ferradura é entre janeiro e setembro, quando a incidência de chuvas é menor e a temperatura fica mais agradável.
Além disso, por ser um destino situado nas montanhas, essa região pode ser uma excelente opção para quem está procurando lugares para ir dentro do estado do Espírito Santo durante o outono e o inverno.
Gostou de conhecer essa parte de Guarapari? Então, comece a se programar agora mesmo para visitar essa rota. Para mais dicas de turismo, confira outros artigos no Portal Folha Vitória.