Turismo

Turistas terão que pagar taxa para visitar Veneza

Taxa estava sendo testada desde 2024 para tentar diminuir turismo excessivo em Veneza e passou a ser definitiva na última sexta-feira (25)

Veneza passará a cobrar taxa para turistas que passarem menos de um dia na cidade. Foto: Freepik
Veneza passará a cobrar taxa para turistas que passarem menos de um dia na cidade. Foto: Freepik

A cidade de Veneza, uma das mais famosas e visitadas da Itália, passou a cobrar uma taxa para os turistas que permanecerem menos de um dia no local. A medida que estava sendo testada desde 2024 começou definitivamente na última sexta-feira (25).

A taxa tem como objetivo combater o turismo excessivo, que ameaça o status de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Ela é aplicada nos períodos de maior visitação à Veneza, entre abril e julho.

LEIA TAMBÉM:

O valor é de cinco euros (aproximadamente R$ 33) se comprada online com antecedência de até três dias. Caso contrário, o preço dobra. Visitantes que não tiverem o bilhete podem ser multados em até R$ 1.500.

A taxa é isenta para crianças de até 14 anos e para quem reservar hospedagem em Veneza por pelo menos uma noite. Em 2024, a duração da vigência da tarifa era de 29 dias. Já em 2025, o período se estende para 54 dias.

*Com informações do R7