Entretenimento e Cultura

Um dos atores mais premiados do mundo, Sean Penn faz 55 anos

Um dos atores mais premiados do mundo, Sean Penn faz 55 anos Um dos atores mais premiados do mundo, Sean Penn faz 55 anos Um dos atores mais premiados do mundo, Sean Penn faz 55 anos Um dos atores mais premiados do mundo, Sean Penn faz 55 anos

São Paulo – Nascido em Santa Monica, na Califórnia, em 17 de agosto de 1960, o leonino Sean Justin Penn, que o público conhece somente como Sean Penn, criou-se numa família de artistas. O pai, Leo Penn, era diretor, a mãe, Eileen Ryan, é atriz. O casal teve três filhos – Sean e Chris, atores (e o segundo morreu prematuramente); Michael, músico.

Como Robert De Niro, que também aniversaria em 17 de agosto, estreou aos 21 anos – no filme Toque de Recolher. Os primeiros filmes – Picardias Estudantis, Juventude em Fúria -, desenharam para ele um tipo de personagem desajustado e violento.

Aos 25 anos, casou-se com Madonna. Permaneceram casados até 1989 e durante os quatro anos de ligação fizeram a delícia dos paparazzi. Brigavam feito cão e gato. Certa vez, ele a agrediu publicamente com taco de beisebol. Em outra, amarrou-a numa cadeira durante nove horas e só a libertou, conta a lenda, depois de obter dela um favor sexual ‘degradante’. Madonna deve ter esquecido tudo isso porque domingo, ao completar 57 anos – também é leonina -, postou uma foto do tempo em que estavam juntos, no maior love. Em entrevistas, ela já disse que Sean Penn foi o homem de sua vida.

Ele talvez seja um dos atores mais premiados do mundo. Ganhou duas vezes o Oscar (por Sobre Meninos e Lobos e Milk – A Voz da Igualdade, em 2004 e 2009), o Globo de Ouro (por Milk) e o SAG Award (também por Milk). Ganhou também um César, o Oscar francês, e um Bafta especiais. E foi melhor ator nos festivais de Veneza e Cannes com filmes de Alejandro González-Iñárritu (21 Gramas) e Paolo Sorrentino (This Must Be the Place/Aqui É o meu Lugar).

Além do casamento com Madonna, Sean Penn foi casado com Robin Wright, mãe de seus filhos Dylan Frances e Hooper Jack. Depois de se divorciar da segunda, abriu mão do casamento e tem ficado com algumas das mais belas mulheres e atrizes da indústria. A atual é Charlize Theron.

Dirigiu um belo filme, Na Natureza Selvagem. E é talvez o mais conhecido ativista de Hollywood na atualidade. Foi um notório opositor da Guerra do Iraque, apoiou a candidatura de Barack Obama e o casamento gay, e participou do enterro do presidente Hugo Chávez, na Venezuela, em companhia de outro ativista por direitos civis, o reverendo Jesse Jackson.