
Colecionadores capixabas, e de diversas partes do Brasil, vão se reunir para mais encontro neste fim de semana. De hoje até o próximo domingo, o hotel Bourbon, na Praia de Camburi, será palco do 6º Encontro Nacional de Multicolecionismo. No local, filatelistas (selos), nurismáticos (moedas) e telecartofilistas (cartões telefônicos), se reúnem para apresentar e negociar suas coleções .
Também vão estar disponíveis para o público, que terá entrada franca nos três dias de evento, entre 9 e 18 horas, coleções de revistas, discos, carrinhos, chaveiros, filmes e chaveiros.
O evento faz parte do calendário oficial da Sociedade Numismática Brasileira, que em 2019 completa 95 anos de atuação no Brasil. Já a realização da 6ª edição do Encontro em Vitória se deve à Sociedade Capixaba de Multicolecionismo, que existe desde 2014.
O Colecionador
Mas, afinal, por que as pessoas gostam tanto de colecionar coisas? Para alguns, é uma forma de investimento, para outros, uma forte demonstração de poder. Tem ainda aqueles que lutam para não deixar que o passado e as lembranças escorram por entre os dedos. Mas grande parte dos colecionadores afirmam que colecionar é simplesmente divertido. Uma grande paixão. Uma mistura de hobby e obsessão. E como vocês puderam ver ao longo da matéria, quase tudo é colecionável. E agregado aos altos custos para se manter as coleções, está uma evidente conotação de nostalgia, muita dedicação e paixão pela arte de colecionar.