Wagner Moura em O Agente Secreto
Foto: Divulgação

O ator Wagner Moura, protagonista do longa O Agente Secreto, venceu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama do Globo de Ouro 2026 neste domingo (11). Moura superou os atores Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White, se tornando o primeiro brasileiro a vencer na categoria.

Com a vitória, Moura repete o feito de Fernanda Torres no Globo de Ouro do ano passado e desbanca atores consagrados de Hollywood. A conquista também tende a impulsionar uma possível indicação do brasileiro ao Oscar de Melhor Ator.

O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou falta de memória, e trauma geracional. Eu acredito que se um trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Esse prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis.

Wagner Moura, em seu discurso em inglês

Moura disse ainda, agora em português: “A todo mundo do Brasil assistindo a isso agora… Viva o Brasil! Viva a Cultura brasileira!”.

O Agente Secreto vence prêmio e briga pelo Oscar

O Agente Secreto ganhou também como Melhor Filme de Língua Não Inglesa.

Moura é tido como um dos principais concorrentes ao prêmio, mas a sua ausência nas listas de indicações ao Actor Awards e ao BAFTA nos últimos dias acendeu um alerta negativo na campanha. A vitória no Globo de Ouro, então, coloca Moura de volta ao páreo por uma das cinco vagas na categoria de Melhor Ator.

O Agente Secreto já está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Os indicados na categoria Melhor Ator em Filme de Drama do Globo de Ouro 2026

  • Wagner Moura (O Agente Secreto) – vencedor
  • Joel Edgerton (Sonhos de Trem)
  • Oscar Isaac (Frankenstein)
  • Dwayne Johnson (Coração de Lutador)
  • Michael B. Jordan (Pecadores)
  • Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido)