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3 cuidados com o motor ao ligar o carro pela manhã no inverno

Veja os principais cuidados com o carro no frio para evitar falhas no motor logo cedo e preservar seu veículo no inverno.

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3 cuidados com o motor ao ligar o carro pela manhã no inverno
3 cuidados com o motor ao ligar o carro pela manhã no inverno

Mesmo que você siga à risca a manutenção preventiva, o seu carro sente o frio — e você também deveria sentir. Nos dias gelados, principalmente durante o inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o motor sofre alterações internas que podem comprometer seu desempenho e até causar danos silenciosos a longo prazo. Por isso, não é exagero dizer que os primeiros minutos da manhã exigem atenção especial, especialmente para quem precisa pegar a estrada cedo.

Abaixo, vamos detalhar os três cuidados mais importantes ao dar a partida no carro em dias frios. São práticas simples, mas que fazem toda a diferença para preservar o motor, reduzir consumo de combustível e evitar que o carro “morra” logo após sair da garagem.

Cuidados com o carro pela manhã no inverno

1. Espere o motor estabilizar antes de sair

Muita gente liga o carro, engata a marcha e acelera como se fosse uma manhã de verão. Só que o motor frio — literalmente — precisa de tempo para fazer o óleo circular de maneira uniforme e lubrificar todas as peças móveis, como pistões e válvulas. Isso não significa que você deve deixar o carro “esquentando” por 10 minutos. Bastam 30 a 60 segundos com o motor ligado em marcha lenta para garantir que o sistema de lubrificação funcione corretamente.

Além disso, nesse período, o módulo eletrônico do carro está ajustando a mistura de ar e combustível para compensar a baixa temperatura externa. Isso evita que o carro fique “engasgando” ou morra no meio do trajeto. Um hábito comum entre motoristas mais antigos é acelerar o motor logo após a partida. Mas isso não só é desnecessário em carros com injeção eletrônica como pode danificar componentes internos — especialmente no frio.

2. Use o combustível certo (e evite tanque vazio)

Se você tem um carro flex, preste atenção: abastecer com etanol no inverno pode dificultar a partida a frio, especialmente nas regiões mais frias do país. O etanol tem uma evaporação mais lenta, o que dificulta a formação da mistura ideal com o ar para o motor dar a primeira ignição. A não ser que o carro tenha o sistema de partida a frio com injeção elétrica de gasolina (presentes nos modelos mais novos), o ideal é abastecer com pelo menos 20% de gasolina no tanque ou usar somente gasolina durante as semanas mais frias.

Outro ponto crítico é não deixar o tanque chegar na reserva, principalmente durante a noite. O frio favorece a condensação da umidade do ar no interior do tanque, formando pequenas gotas de água que podem se misturar ao combustível. Esse processo reduz o desempenho do motor e, com o tempo, favorece a oxidação dos componentes metálicos. Abastecer no fim do dia — e não de manhã — também ajuda a evitar variações indesejadas de densidade no combustível, que ocorrem com as mudanças bruscas de temperatura.

3. Cheque o estado da bateria e do óleo do motor

No inverno, a bateria do carro trabalha com mais dificuldade. Isso acontece porque o frio reduz a reação química dentro das células da bateria, fazendo com que ela tenha menos energia disponível. Se a sua bateria já está perto do fim da vida útil — em média, 2 a 3 anos —, é bem provável que comece a falhar logo nas manhãs mais geladas.

O ideal é verificar o estado da bateria com um eletricista automotivo confiável, especialmente antes da chegada do inverno. Muitos postos de combustível também oferecem esse serviço de forma gratuita. Vale ainda lembrar que deixar faróis, rádio ou carregadores ligados com o carro desligado consome energia da bateria que será necessária na partida — e no frio, cada gota de carga conta.

Outro detalhe que pouca gente observa é o óleo do motor. No frio, o óleo tende a ficar mais viscoso, dificultando a circulação inicial. Usar o tipo errado de óleo, especialmente um com viscosidade inadequada para temperaturas baixas, pode comprometer a lubrificação logo na partida. Por isso, confira sempre no manual do carro se o óleo usado está dentro da especificação correta para o seu modelo e a região onde você mora.

Outros cuidados extras que fazem diferença

Além dos três pontos principais, algumas atitudes simples podem evitar dor de cabeça:

  • Cubra o carro à noite com uma capa automotiva se ele dormir na rua — isso ajuda a reduzir a exposição ao sereno e mantém a temperatura interna um pouco mais alta.
  • Evite acelerar bruscamente nos primeiros 3 a 5 minutos de rodagem, mesmo que o carro já esteja em movimento. O motor ainda está se ajustando.
  • Fique atento a sinais como barulhos metálicos, fumaça no escapamento ou falhas na aceleração. Podem indicar problemas agravados pelo frio.

Manter o motor saudável é também uma questão de hábito

Mais do que investir em manutenção cara, cuidar do carro no inverno exige atenção aos detalhes. O frio altera o comportamento de fluidos, peças e até mesmo do sistema elétrico, e entender isso ajuda a preservar o desempenho do seu carro por muito mais tempo. Um motorista atento é aquele que escuta o som do motor e sente o carro ao dirigir — e isso começa logo pela manhã, antes mesmo de sair da garagem.

Fabiano Souza

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.