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Barulho estranho ao ligar o carro não pode ser desprezado

Um barulho estranho ao ligar o carro pode indicar falha grave. Saiba o que cada som revela e o que fazer para evitar prejuízos.

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Barulho estranho ao ligar o carro não pode ser desprezado
Barulho estranho ao ligar o carro não pode ser desprezado

Você gira a chave ou aperta o botão de ignição e, em vez do ronco suave do motor, ouve um som metálico, seco, ou algo que parece um grito abafado vindo das entranhas do capô. Quem nunca ficou em dúvida se era algo passageiro ou um prenúncio de dor de cabeça (e gastos)? Se você já notou algum barulho estranho ao ligar o carro, saiba: ele pode ser o primeiro sinal de que algo importante está prestes a falhar — e ignorar isso pode custar caro.

Barulho estranho ao ligar o carro: quando ele é um alerta real

Um barulho estranho ao ligar o carro não é apenas irritante, é um aviso. Os carros modernos são projetados para funcionar com silêncio razoável, e qualquer som inesperado indica que há atrito, falha elétrica ou algo fora do lugar. Os ruídos mais comuns ao dar a partida podem apontar desde bateria fraca até desgaste em componentes do motor de arranque.

Estalos ou cliques rápidos indicam falha elétrica no carro

Se ao girar a chave você ouve apenas “tec-tec-tec” repetido e o carro não pega, o problema pode estar na bateria ou nos conectores dela. Esse barulho é característico de baixa tensão elétrica chegando ao motor de partida. Às vezes, basta um reaperto nos polos da bateria ou uma carga completa. Mas, se o problema persistir, talvez seja hora de verificar o alternador ou até mesmo substituir a bateria.

Um ronco áspero pode vir do motor de partida

Já um som arranhado, como se duas peças de metal estivessem raspando uma na outra, costuma ser sinal de desgaste no motor de arranque. O pinhão do motor de partida pode estar com dificuldade para se encaixar corretamente na cremalheira do motor, gerando esse atrito. É o tipo de defeito que piora com o tempo — e pode deixar você na mão de uma hora para outra.

Barulho de pancada? Olhe os suportes do motor do carro

Um som seco, como um “toc” ou “tum” ao ligar o carro, principalmente se for acompanhado de uma leve trepidação, pode indicar problemas nos coxins — os suportes de borracha que mantêm o motor fixo e absorvem vibrações. Se eles estiverem rachados ou frouxos, o motor “bate” contra a estrutura ao ligar. Embora não seja uma falha elétrica ou mecânica direta, isso pode danificar outros sistemas com o tempo.

Ruídos prolongados depois da partida acendem alerta no motor

Se o barulho estranho continua por alguns segundos mesmo após o carro já estar ligado, preste atenção. Um zumbido metálico, por exemplo, pode ser problema no tensor da correia dentada ou na bomba d’água. Ambos são componentes críticos: um rompimento da correia pode comprometer de vez o motor, enquanto uma bomba d’água com falha pode causar superaquecimento em poucos minutos de uso.

Como saber se o som é grave ou normal?

É verdade que em dias frios os motores podem fazer mais barulho ao ligar, especialmente se o carro ficou muito tempo parado. Isso acontece por causa do óleo mais viscoso e da bateria que perde eficiência. Mas, mesmo nesses casos, o som deve desaparecer em segundos. Se ele se repete diariamente, piora com o tempo ou é acompanhado de falhas ao ligar, procure um mecânico de confiança.

É tentador insistir e dar a partida várias vezes, esperando que “pegue de vez”. Mas isso pode danificar ainda mais o motor de partida ou forçar a bateria. Também não adianta continuar dirigindo achando que o som vai sumir sozinho. Na maioria dos casos, o que começa como um ruído leve termina em uma pane cara — e às vezes perigosa.

Manutenção preventiva ainda é a melhor opção para seu carro

A melhor forma de evitar problemas ao dar a partida está na manutenção regular. Trocar o óleo nos prazos certos, revisar os cabos da bateria, checar o aperto de componentes e substituir peças desgastadas evita 90% dos barulhos anormais ao ligar o carro. Também é importante escutar seu veículo: ele sempre dá sinais antes de um problema grave.

Mesmo com tanta tecnologia embarcada, o ouvido ainda é uma das ferramentas mais valiosas do motorista. Se algo soa estranho ao ligar o carro, escute. É o primeiro passo para garantir segurança, evitar imprevistos e poupar no conserto. Afinal, um som fora do comum pode custar o valor de uma simples revisão — ou o de um motor inteiro.

Fabiano Souza

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.