Economia

10 passos para quem quer empreender

O analista do Sebrae/ES, Carlos Augusto Castro Perrin, te ajuda com esses passos essenciais

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Ter a própria empresa é o sonho de muitas pessoas. Contudo, o caminho para abrir o seu negócio, reduzindo riscos e otimizando as chances de sucesso, nem sempre é tão fácil, pois em geral falta dedicação à fase inicial de planejamento.

De acordo com o analista do Sebrae/ES, Carlos Augusto Castro Perrin, não basta ter uma ideia, é preciso analisar a sua viabilidade com planejamento e conhecimento sobre o mercado em que se deseja atuar. “Ser bem-sucedido é o resultado de uma série de atividades coesas, que gerarão o resultado esperado”, comenta o analista.

Nesse processo, Carlos indica 10 passos essenciais para qualquer empreendedor. Vale a pena conhecê-los e ter disciplina para segui-los.

1 – Identifique uma ideia de negócio

Busque oportunidades de negócio baseadas em tendências de mercado, diferenciais, inovação e aptidões.

2 – Busque informações sobre o negócio

Cada negócio tem as suas particularidades como necessidade de pessoal, investimento inicial e legislação vigente. Ao entrar em um ramo, é importante levantar todas as informações relacionadas a ele para compor o planejamento e evitar surpresas futuramente que possam até inviabilizar o negócio. Uma ótima ferramenta para estruturar o modelo de negócios é o Canvas.

3 – Compartilhe a ideia com pessoas de confiança

Trocar ideias, opiniões e informações com outras pessoas é uma forma de compartilhar expectativas, reduzir ansiedades, dividir inseguranças e ter acesso a pontos de vista diferentes do seu, o que quase sempre traz benefícios para a tomada de decisão do empreendedor sobre o negócio. Somente certifique-se de fazer isso com pessoas de confiança.

4 – Analise o mercado

Para entrar em qualquer mercado, é preciso conhecê-lo bem. Analise as suas condições, o perfil dos clientes, e as fraquezas e forças dos seus concorrentes. Isso o ajudará a ser mais assertivo no posicionamento, na forma de entrada, nas estratégias e na atuação.

5 – Capacite-se ou conte com pessoas capacitadas tecnicamente e em gestão

Ter bastante conhecimento sobre o produto ou serviço é tão importante quanto entender da gestão do empreendimento. Por isso, é preciso dominar essas áreas ou contar com sócios, empregados ou parceiros que o façam. Numa pequena empresa, o empresário nem sempre pode ter uma equipe grande. Por isso, ele mesmo precisa dedicar-se a suprir tais necessidade de conhecimento.

6 – Conheça seus fornecedores

Antes de abrir o negócio, invista em conhecer bem seus fornecedores. Essa é uma etapa muito estratégica. É importante visitá-los, estabelecer parcerias, apontar riscos no fornecimento de matéria-prima ou de serviços, negociar bem o preço, identificar fornecedores alternativos, etc. Todas essas ações o ajudarão a garantir melhor preço, prazo, qualidade e segurança.

7 – Escolha bem o local de funcionamento

Para alguns tipos de negócios, o local de funcionamento é fator principal para o seu sucesso. Por isso, não negligencie esse passo. Defina suas opções e realize uma consulta prévia na prefeitura para verificar se o local está adequado para receber o empreendimento. Pesquise e negocie bem os preços de compra ou aluguel do espaço. Verifique atentamente toda a documentação do imóvel com o apoio de um advogado ou contador.

8 – Componha o plano de negócios

O plano de negócio é uma ferramenta que tem por objetivo medir o nível de esforço financeiro, de pessoal e de tempo para realização de uma atividade. Ele aponta a viabilidade e os indicadores de rentabilidade e lucratividade do investimento. Além disso, ter o plano de negócios é fundamental para solicitar crédito em instituições financeiras ou investidores.

9 – Capte recursos

Com base no plano de negócios, defina qual o volume de recursos precisará. Identifique as possíveis fontes e qual a melhor forma de usar o capital próprio, se houver. Vale ressaltar que o dinheiro disponível não deve ser totalmente aplicado na montagem do negócio, pois será preciso ter capital de giro e esse é um recurso “caro” no mercado.

10 – Formalize a empresa e divulgue

Com tudo planejado, é hora de formalizar a abertura da empresa. Conte com um bom contador, que domine a legislação da área de atuação do seu negócio, e siga todas as normas e legislações pertinentes para oferecer mais segurança ao funcionamento do seu empreendimento. Invista também na divulgação estratégica para atrair seus potenciais clientes. Zele pela reputação do seu negócio, pois esse é um ativo cada vez mais importante no mundo empresarial.

Se algum desses passos pareceu meio complexo, o analista explica que o Sebrae/ES possui capacitações para apoiar o empreendedor em todas as fases. No portal www.es.sebrae.com.br é possível encontrar mais de 450 ideias de negócios com estudos e informações; e na plataforma www.ead.sebrae.com.br existe uma capacitação gratuita sobre como fazer o plano de negócio e a pesquisa de mercado, além de diversas outras opções.

“São cursos rápidos e vídeos. Para outras dúvidas, o atendimento on-line, de segunda a sexta, de 9h as 17h, também está disponível em nosso portal. Outras consultorias, como identidade visual, layout e registro de marca, também são subsidiadas e muito acessíveis. Sem falar no curso Empretec para desenvolvimento do perfil empreendedor, o qual sugerimos inclusive para que os sócios façam juntos”, explica Carlos.