O complexo industrial do Grupo Lamoia em Piúma e os picolés saindo da linha de produção: aposta em tecnologia e investimento para produzir 25 milhões de picolés por ano até 2026. Crédito: Divulgação/ Grupo Lamoia
O complexo industrial do Grupo Lamoia em Piúma e os picolés saindo da linha de produção: aposta em tecnologia e investimento para produzir 25 milhões de picolés por ano até 2026. Crédito: Divulgação/ Grupo Lamoia

É muito picolé junto. Mais precisamente 100 milhões, em 10 anos. O Grupo Lamoia, dono das marcas Paletitas, Real Gelato, Luigi, Natuzon e iCream, já mira aumentar esses números nos próximos quatro anos. Com investimento previsto de R$ 80 milhões, a fábrica de Piúma vai sair de 9 mil metros quadrados para 43 mil metros quadrados. Do mesmo modo, a ampliação vai permitir que a produção total do grupo alcance 25 milhões de picolés e 10 mil toneladas de sorvetes e açaí por ano até 2029. Praticamente o triplo da capacidade atual.

Primeira marca do Grupo Lamoia e pioneira na produção paletas, a Paletitas faz 10 anos com 55 lojas em quatro estados. São 30 no ES, 15 em Minas, oito no Rio e duas na Bahia. A marca é líder de mercado, está em locais estratégicos, como o Convento da Penha, Mosteiro Zen Budista e Iate Clube. Do mesmo modo está nos principais restaurantes, supermercados, quiosques turísticos e pontos comerciais capixabas. 

O picolé mais vendido é o Paletito. Sozinho, responde por 10 milhões de unidades fabricadas por ano. Atualmente, a Paletitas produz, em média, 5 mil toneladas anuais. No entanto, isso deve mudar de figura nos próximos três anos.

Picolés e inovação

Ao longo dessa década, aportes importantes impulsionaram a expansão e consolidação da Paletitas. Entre eles está a aquisição de tecnologias inovadoras, como uma picoleteira italiana capaz de produzir sorvetes com até três camadas de recheio. É a única do Brasil nesse formato, responsável pelo Paletito Black.

O produto, inclusive, foi finalista do FI Innovation Awards South America 2025, o mais importante prêmio de inovação da indústria de alimentos e bebidas da América do Sul. Concorreu na categoria “Produto Mais Inovador” pela combinação inédita de tecnologia, sabores e experiência sensorial.

“A Paletitas nasceu no litoral, respira o Espírito Santo e carrega o sabor da nossa terra. Crescemos ao lado das paisagens e das pessoas que fazem esse Estado tão único. Queremos continuar apostando em inovação para entregar sabor e manter essa relação tão próxima com nossos consumidores”.

Grupo Lamoia na Europa

O Grupo Lamoia também investe fora do país. Tem uma fábrica de açaí em Rovereto, região de Trento, na Itália. A planta é dedicada à produção de açaí Natuzon. O início da operação foi em outubro de 2020. O investimento total na unidade italiana supera os 3 milhões de euros.​ A fábrica foi projetada sob conceitos da Indústria 4.0, com automação avançada, foco em eficiência e certificações internacionais para mercados europeus e americanos.

Capacidade atual da fábrica italiana é de até 500 toneladas de açaí por mês. Nesse sentido, abastece Itália, França, Áustria, Suíça e Alemanha. Do mesmo modo, o grupo mira expansão gradual para mercados asiáticos como Coreia do Sul e Japão.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.