O número de pessoas que moram sozinhas cresceu no Espírito Santo. Em 2012, 138 mil pessoas moravam sozinhas no ES. No ano passado, o número chegou a 272 mil. Isso representa quase um em cada quatro domicílios. Ou seja 18,8% das moradias são unipessoais, têm apenas um morador
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Estado acompanha uma tendência nacional de aumento nas moradias unipessoais.
A publicitária, Flávia Dutra, faz parte dessa população. Há seis anos, ela veio para o Espírito Santo e, desde então, vive só. Segundo ela, algumas das vantagens de morar sozinha são as liberdades de resolver as tarefas do dia a dia em seu próprio tempo.
“É poder comer na hora que eu quero, almoçar na hora que eu quero, acordo na hora que eu quero, faço as minhas coisas. Se eu quiser deixar a casa um pouco bagunçada ou uma louça na pia, eu vou deixar. É uma tranquilidade. É uma questão de liberdade mesmo morar sozinha”, destacou Flávia.
No Brasil, os homens entre 30 e 59 anos são os que apresentam o maior indíce de residências com uma só pessoa. Entretanto, a faixa etária de mulheres em domicílios unipessoais é a com mais de 60 anos.
Residências menores
De acordo com a arquiteta e urbanista, Patrícia Stelzer, com o aumento de unidades residenciais menores há uma tendência de aumentar a população dentro dos bairros. “Essa reformulação do imóvel, da moradia para tamanhos diversificados e, cada vez, menores tende a trazer mais populações residentes dentro dos bairros. Ou seja, no mesmo edifício, com a mesma metragem quadrada, em unidades menores, eu vou ter uma população maior”, afirmou Stelzer.
Além disso, a arquiteta também frisou que com os espaços menores, os encontros sociais passam a ser em ambientes públicos: “Os espaços sociais passam a ser externos a essa moradia, muitas vezes dentro do próprio edifício e, por vezes, na cidade. E isso também é uma característica cultural de muitos anos que vem se retomando com essa condição da moradia menor”, explicou.
*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da Tv Vitória/Record.