Economia

Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens

A Abear afirma que seus cálculos consideram uma média da amostra de tarifas efetivamente comercializadas, a partir de dados disponibilizados pelas empresas aéreas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens
Abear reitera tendência de queda das tarifas aéreas com regra de bagagens

São Paulo – A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) reiterou a tendência de queda entre 7% e 30% dos preços das passagens nas rotas domésticas com a adoção da cobrança pelo despacho das bagagens, como apontaram os dados preliminares para Azul, Gol e Latam divulgados pela associação em setembro.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo na última quinta-feira, levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) verificaram tendência contrária da apurada pela Abear. Entre junho e setembro, os dados da FGV mostraram alta de 35,9% das tarifas aéreas; pela metodologia do IBGE, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.

A Abear afirma que seus cálculos consideram uma média da amostra de tarifas efetivamente comercializadas, a partir de dados disponibilizados pelas empresas aéreas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A amostra leva em conta rotas e prazos fornecidos por cada companhia e diferentes períodos de antecedência de compra.

“Esse cálculo comprova que uma das maiores preocupações das associadas Abear é a de sempre oferecer tarifas mais justas para o consumidor, com o objetivo de tornar a aviação comercial brasileira cada vez mais acessível”, diz, em nota.

A associação aponta diferenças nos critérios utilizados na metodologia adotada pelas outras instituições. Segundo a Abear, essas amostras coletam dados dos sites das companhias aéreas em diferentes períodos e em alguns trechos, considerando bilhetes ofertados, mas não necessariamente vendidos.