Economia

Abertura no setor bancário de emergentes suaviza choques, diz Banco Mundial

Abertura no setor bancário de emergentes suaviza choques, diz Banco Mundial Abertura no setor bancário de emergentes suaviza choques, diz Banco Mundial Abertura no setor bancário de emergentes suaviza choques, diz Banco Mundial Abertura no setor bancário de emergentes suaviza choques, diz Banco Mundial

São Paulo – O Banco Mundial defendeu, em estudo divulgado nesta terça-feira, que uma maior flexibilização das regras para o setor bancário internacional em países em desenvolvimento pode ser capaz de suavizar choques econômicos locais e tem a capacidade de aumento o acesso de empresas ao capital.

“Uma ampla gama de estudos demonstra como políticas e instituições certas podem garantir que a abertura leve a uma maior concorrência, suavizando os choques econômicos locais e aumentando o acesso ao capital escasso tão necessário para estimular o desenvolvimento”, disse o diretor de pesquisas do Banco Mundial, Asli Demirguc-Kunt, no documento divulgado hoje.

Demirguc-Kunt pondera, no entanto, que essa esperada abertura ao sistema bancário internacional não “constitui garantia de desenvolvimento ou estabilidade financeira”.

O texto do Banco Mundial ressaltou ainda que as restrições que países em desenvolvimento formularam após a crise financeira de 2007-2009 podem ser responsáveis pela diminuição da perspectiva de crescimento deles.

“O sistema bancário internacional, com efeito, cria riscos de transmissão de instabilidade, especialmente para os países com regulamentação e instituições fracas, e esses riscos precisam ser mitigados. Porém, sem um setor bancário competitivo, os pobres não conseguirão ter acesso a serviços financeiros básicos, muitas empresas ficarão fora dos mercados e o crescimento nos países em desenvolvimento vai estagnar”, defendeu, no texto, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.