Economia

Em todo país, 60 shoppings foram reabertos com restrições

Em São Paulo, cidade mais impactada com a covid-19 no Brasil, todos seguem fechados

Em todo país, 60 shoppings foram reabertos com restrições Em todo país, 60 shoppings foram reabertos com restrições Em todo país, 60 shoppings foram reabertos com restrições Em todo país, 60 shoppings foram reabertos com restrições
Foto: Divulgação

O País tem hoje 60 shopping centers que retomaram o funcionamento e 517 que permanecem fechados devido à pandemia do coronavírus. Até ontem, eram 58 unidades em funcionamento. Mais dois abriram as portas hoje: o Shopping Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e o Jurerê Open Mall, em Santa Catarina. O balanço é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Santa Catarina tem 24 shoppings abertos e é o Estado com mais empreendimentos do gênero que voltaram à ativa. Em seguida vêm Rio Grande do Sul (11), Paraná (7), Mato Grosso do Sul (5), Goiás (4), Minas Gerais (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2) e Espírito Santo (1).

Nenhum shopping foi reaberto até agora no Estado de São Paulo, que tem 182 unidades, o equivalente a um terço do mercado nacional de shoppings. O Estado também é o mais afetado pela pandemia de coronavírus, com 2.049 mortes. O decreto do governo de João Doria prevê restrição à atividade do comércio ao menos até 10 de maio.

As Regiões Nordeste e Norte também não têm shoppings em operação. Essas regiões também têm números relevantes de casos de covid-19.

A reabertura do comércio tem ocorrido pouco a pouco no País, por conta da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento das unidades a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus.

Segundo o balanço da Abrasce, ao todo, são três cidades em nove Estados onde a retomada das atividades já foi autorizada. A associação estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos.

Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas de decretos locais, como abertura em horário reduzido (geralmente entre 12h e 20h), número limitado de pessoas nas lojas, praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto.