Economia

'Ações decisivas' do Fed têm ajudado a aliviar mercados até agora, diz Randal Quarles

Na avaliação de Quarles, para lidar com as vulnerabilidades no sistema financeiro no futuro será necessário haver uma perspectiva de conjunto, diante das várias interligações entre bancos e entidades não bancárias financeiras

Foto: Reprodução/ FED

Vice-presidente para Supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Randal Quarles considerou que as “ações decisivas” da instituição têm ajudado a retirar pressão dos mercados até o momento atual. 

A declaração foi dada durante discurso em evento da Associação da Indústria de Valores Mobiliários e do Mercado Financeiro (SIFMA, na sigla em inglês), no qual ele comentou a coordenação global por meio do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) para lidar com o choque causado pela covid-19.

Com direito a voto nas decisões de juros, Quarles afirmou que a coordenação por meio do FSB tem ajudado a revelar uma série de questões associadas a tipos particulares de participantes e mecanismos do mercado que podem ter causado desequilíbrios na liquidez e propagado estresse. Com esses contatos, tem sido possível buscar uma resposta “ágil, coordenada e rápida” aos problemas existentes. Segundo ele, tem sido vista “ação decisiva” para ajudar a estabilizar os mercados por meio da facilitação do financiamento para apoiar a economia.

Na avaliação de Quarles, para lidar com as vulnerabilidades no sistema financeiro no futuro será necessário haver uma perspectiva de conjunto, diante das várias interligações entre bancos e entidades não bancárias financeiras, por exemplo. Ele lembrou que no próximo mês o FSB entregará um relatório e propostas para o G-20 com sugestões para fortalecer a resistência do sistema financeiro global.

Mais cedo, o FSB publicou relatório, no qual definiu práticas para combater a ameaça de crimes cibernéticos ao setor financeiro.