Economia

África do Sul abre mercado para pescados de cultivos do Brasil, diz Ministério da Agricultura

África do Sul abre mercado para pescados de cultivos do Brasil, diz Ministério da Agricultura África do Sul abre mercado para pescados de cultivos do Brasil, diz Ministério da Agricultura África do Sul abre mercado para pescados de cultivos do Brasil, diz Ministério da Agricultura África do Sul abre mercado para pescados de cultivos do Brasil, diz Ministério da Agricultura

O Brasil poderá exportar pescados de cultivo e seus derivados para a África do Sul, informou o Ministério da Agricultura em nota. A abertura de mercado foi comunicada ao governo brasileiro na sexta-feira passada, 1º de março, com a aprovação do certificado internacional de exportação.

Em nota, o ministério destacou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, havia pedido a ampliação dos mercados para a União Africana ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na última semana.

“Estamos continuamente ampliando nossas exportações para os países africanos e planejamos realizar missões ainda este ano para intensificar a cooperação e o comércio entre as nações. Isso reafirma o compromisso do Brasil em fortalecer os laços econômicos e culturais com este importante continente”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, na nota.

Em 2023, a África do Sul deu aval para importação de alimentos mastigáveis para pets (pet chews) e subprodutos de origem animal para alimentação de animais do Brasil.

As exportações de produtos agropecuários brasileiros ao país geraram receita de US$ 558 milhões no ano passado, de acordo com dados do Ministério. Carnes, madeira, produtos florestais e o complexo sucroalcooleiro respondem por 60% da pauta exportadora do Brasil ao país. No ano, o Brasil conquistou 17 novos mercados para produtos agropecuários.