Maio 2021
6
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
6
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

O desempenho positivo em 2021

Segundo a CNA, houve geração de empregos em quase todas as regiões no acumulado de janeiro, fevereiro e março deste ano. As regiões Sudeste (44.477) e Centro-Oeste (11.668) foram as regiões que mais criaram oportunidade de trabalho no período. A exceção foi o Nordeste, onde foram encerrados 7.530 postos de trabalho. São Paulo, por exemplo, liderou a geração de empregos nos três primeiros meses de 2021, com 36.146 novas vagas, o que representa 59,7% do total do setor. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 7.467 vagas (12,3% do total). No Nordeste, a Bahia foi o único estado com saldo positivo: 3.085 vagas (5,1% do total).

Por atividade agropecuária, as três que mais criaram empregos foram o cultivo da soja (12.656), de frutas de lavoura permanente, exceto laranja (10.722) e criação de bovinos (9.782). Juntas, estas culturas responderam por 54,7% do total.

O novo Caged

A partir de janeiro do ano passado, uma nova metodologia foi implementada, trazendo informações de três sistemas: Caged, eSocial e Empregador Web, que registra os pedidos de seguro-desemprego. O eSocial, por outro lado, foi criado em 2014 e unifica registros fiscais, previdenciários e trabalhistas. Assim, a captação de dados é mais detalhada, pois considera categorias como estagiários, autônomos e trabalhadores com contrato definido em prazo determinado, enquanto o antigo Caged computava apenas admissões e demissões no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa forma, por ter maior fonte de informações, a contagem é distinta do modelo anterior, o que impede a comparação direta em uma mesma série histórica.

Além disso, é possível que haja uma subnotificação das demissões com a mudança, por conta de empresas que fecharam. Isso porque o Caged mostra as vagas declaradas por essas instituições, ou seja, as que não resistiram ao choque da pandemia não informam mais esses dados.

Mesmo assim, vale destacar que o saldo atual representa parte da retomada econômica e da melhora das expectativas com a aplicação das vacinas em território nacional. A ideia central é que esses números devem ser interpretados com ceticismo. Especialistas apontam que informações com maior grau de precisão devem ser divulgadas no lançamento do resultado da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2020), no segundo semestre de 2021.

Cenário capixaba

Apesar da pequena dimensão territorial, o agronegócio do Espírito Santo se destaca nos cenários nacional e internacional. Hoje, o setor emprega 33% da população economicamente ativa e é responsável por 30% do PIB do estado, sendo a atividade mais relevante em 80% dos municípios capixabas.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas