Maio 2021
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Tecnologia e inovação são as apostas do setor

Segundo a empresa, esse veículo foi criado a fim de alocar recursos em novos modelos de negócios digitais dentro da porteira. Além disso, destacou-se que o principal sistema de gestão agrícola desenvolvido pela Aegro foi aderido por mais de 4 mil fazendas em 20 estados do Brasil. O objetivo é criar uma cultura de desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais dentro da porteira.

Por outro lado, além do investimento direto em agtechs com potencial, como nesse caso, a SLC conta com outro braço que está estruturado para seleção e incubação de projetos de “alto impacto”, para ambientes “apartados das operações agrícolas”, os chamados venture builder. Com ações negociadas na B3, a SLC tem sede em Porto Alegre e possui 16 fazendas localizadas em 6 estados do país, que totalizam cerca de 450 mil hectares.

A nova tendência do agronegócio

No ano passado, o número de startups inseridas no agronegócio cresceu 40% em relação ao ano anterior, segundo o levantamento Radar AgTech Brasil. No total, foram identificadas 1.574 empresas, sendo que em 2019, eram 1.125. Desse saldo, 223 tiveram apoio de 78 instituições buscando a incubação, aceleração e aplicação de recursos a fim de investimentos.

Elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  SP Ventures e Homo Ludens, o estudo indica que o Sudeste lidera com o maior número de agtechs. Em destaque, está o estado de São Paulo, que conta com 747 projetos nesse segmento, quase metade do total no país.

Dessa forma, e com a participação de gigantes do mercado no apoio ao desenvolvimento e crescimento dessas startups, a tendência é que ao longo dos próximos anos, esse número continue em crescimento. Ganha o campo e os produtores rurais, que poderão contar com soluções tecnológicas, inovadoras e de baixo custo para suas dores.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas