Maio 2021
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Como funcionam as agroflorestas?

Os SAFs constroem campos produtivos que combinam o plantio de várias espécies em um mesmo espaço, sendo mescladas espécies naturais e originárias de um local com cultivos agrícolas e criações de animais, por exemplo. Assim, a monocultura abre espaço para a policultura e biodiversidade, levando as plantações para dentro das florestas. Em suma, esse sistema produtivo concilia a produção de alimentos com a recuperação de áreas degradadas, promovendo benefícios econômicos e ecológicos.

Por outro lado, esses modelos contribuem na ampliação da fertilidade do solo, uma vez que a interação entre vários exemplares pode gerar matéria orgânica rica em diversos nutrientes, deixando o solo mais fértil e poroso, protegendo também as nascentes e restaurando o ciclo hidrológico.

No ES, agroflorestas são meio de reparar os danos à vegetação natural

No Espírito Santo, os SAFs estão incluídos em uma das seis modalidades do Programa Reflorestar, que tem como objetivo de “promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos”, segundo o governo do estado.

A política consiste no apoio financeiro, na forma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), ajudando na compra de insumos como mudas, material para cercamento e adubo necessários no plantio de novas áreas com florestas. No fim das contas, esses sistemas podem ser uma forma de combinar biodiversidade, sustentabilidade e produtividade, sendo uma das formas do agronegócio de produzir e gerar emprego e renda, preservando o meio ambiente.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas