Jun 2021
2
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jun 2021
2
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Conheça a revolução do agronegócio e a Natufert

Com esses novos movimentos, o agricultor passa a ter uma visão empresarial de sua propriedade, equilibrando os retornos financeiros e os cuidados com o meio ambiente. Assim, os antigos métodos de produção estão sendo substituídos pelos mais modernos e aprimorados.

Nesse sentido, os fertilizantes se tornam uma das principais apostas no aumento da eficiência na produção. Apesar de grande parte desses produtos serem importados, empresas brasileiras e capixabas têm se destacado na fabricação desses bens. No Espírito Santo, a Natufert Fertilizantes, tem se destacado pelos resultados a campo.

“A Natufert completou 10 anos de fundação neste ano e nos primeiros oito anos, estivemos focados em crescimento e desenvolvimento do produto. Testamos no campo e na indústria e os resultados foram positivos, principalmente no campo. Já nos últimos dois anos, focamos mais na gestão do negócio. Hoje, estamos posicionados como indústria e por isso, temos todo um repertório de negócios que podemos realizar, trazendo maior competitividade”, destaca Daniel Pinho, diretor geral da Natufert.

“Desde o ano passado, estamos com um plano de crescimento muito acentuado de aproximadamente 30% ao ano.Em 2020, isso foi realizado e esperamos que nos próximos cinco anos, esperamos lotar a capacidade e começar nossa expansão. Como nosso produto pode ser utilizado em todo o Brasil, a ideia é sermos competitivos também na logística”, acrescenta.

Com cerca de 70 colaboradores, a produção anual atinge patamares de 16 mil toneladas ao ano, que se destinam às culturas de café, grãos, cereais e hortifruti.

“Pelo nosso posicionamento geográfico, trabalhamos muito com o café. Porém, com nossos planos de expansão, estamos trabalhando com todos os grandes negócios do Brasil, como o algodão, soja, milho, trigo e em todos os hortifrutis. Nosso posicionamento técnico com os produtos Natufert tem dado certo nas principais culturas do Brasil ”, finaliza.

Destaque no setor

Com a proposta inovadora de criar fertilizantes à base orgânica, a tecnologia foi desenvolvida em 2006, pelo diretor técnico da Natufert, Maurício Costa.

“Começamos o trabalho de campo em 2006 para desenvolver o produto e observar os resultados. Depois de cinco anos e com sucesso, decidimos fundar a Natufert e desenvolver equipamentos e processos em todos o sistema de produção, com o intuito de disponibilizá-los no mercado”, destaca.

Com a agricultura 4.0, soluções como a do Maurício estão mudando a forma de produzir no campo e o perfil dos produtores rurais.

“A base orgânica que a empresa produz tem diversos benefícios, desde a disponibilização de nutriente até a recomposição biológica, o que torna o fertilizante completo. Porém, com a associação dos minerais, que serva na produção do organomineral, conseguimos entregar elementos ainda mais completos e com uma diversidade de formulações, que atendem todas as culturas em todas as fases”, ressalta Costa.

A Natufert conta com uma tecnologia única no Espírito Santo, mantendo as características do orgânico e a forma física de mistura com os outros minerais.

“Possuímos o produto inicial farelado, tratado e pronto para uso. A partir dele, temos duas opções: fabricar o organomineral, com o enriquecimento de minerais, e a granulação.”, acrescenta.

Atestando a qualidade 

“Antes, eu utilizava o calcário nas plantações de café e as plantas atingiam cerca de 60 centímetros de altura. Hoje, com o organomineral, os exemplares alcançam cerca de 1,5 ou 1,7 metros. Consegui melhorar a qualidade e agregar mais valor à minha lavoura. Com isso, meu café chegou a ser o segundo melhor do município”, afirma Célio Carvalho, cafeicultor em Ibatiba.

Esse é mais um exemplo da tecnologia aplicada ao campo, visando o aumento da produtividade e mudando o agronegócio brasileiro e capixaba.

Confira mais sobre o agronegócio no próximo Momento Agro Business, no Programa Mundo Business. Acompanhe o quadro da última semana por este link.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas